Corpo 4K: processos de espacialização e hibridação na poética live e tecnologia 4k
Palavras-chave:
Tecnologia 4K, espacialização, poética live, hibridaçãoResumo
Neste trabalho realizamos um relato analítico da performance audiovisual Corpo 4K, dirigida por Almir Almas. Os principais eixos de análise são o processo de espacialização do vídeo a partir da transmissão e projeção (tecnologia 4K), o hibridismo cultural apresentado (Japão-Afro-Brasil) e o caráter live do trabalho e seus desdobramentos na relação artista e fruidor. Metodologicamente nos valemos de uma análise a partir da participação e observação direta na realização e na montagem da obra, e de documentos de processo como o roteiro de direção, o registro da performance e depoimentos dos artistas participantess coletados logo após a finalização da apresentação.Downloads
Referências
ALMAS, Almir. Televisão Digital Terrestre: sistemas, padrões e modelos. São Paulo: Editora Alameda, 2013.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009
CARVALHO, Ana. Experiência e fruição nas práticas da performance audiovisual ao vivo. TECCOGS: revista digital de tecnologias cognitivas. 6 ed. São Paulo: PUC-SP, 2012.
GÁRCIA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
HANSEN, Mark B. N. New Philosophy for new media. Estados Unidos: MIT Press, 2006.
JONES, Randy. New Eyes for the mind. In: DEBACKERE, Bonis; ALTENA, Arie (org.). The Cinematic Experience. Amsterdam: The Sonicactes Press, 2008.
KATTENBELT, Chiel. Intermediality in Theatre and Performance: Definitions, Perceptions and Medial Relationships. In: Culture, Language and Representation. Vol. VI. 2008.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997
MARCONDES FILHO, Ciro. O princípio da razão durante: comunicação para os antigos, a fenomenologia e o Bergsonismo: nova teoria da comunicação III / tomo I. São Paulo: Paulus, 2010.
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: Construção da obra de arte. 2 ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
STENGERS, Isabelle. Thinking with Whitehead: a free and wild creation of concepts. Cambridge, Massachusetts, and London, England: Harvard University Press, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.