Recursos composicionais aplicados à trilha musical de videogames como elementos narrativos e de gameplay: O exemplo de yasunori mitsuda e sua composição para chrono cross
Palavras-chave:
Videogame, Trilha musical, RPG, Chrono Cross, Yasunori MitsudaResumo
Este artigo visa evidenciar o uso de técnicas e recursos de composição musical como elementos de auxílio construtivo às outras partes constituintes de um jogo eletrônico - especialmente a narrativa e seu gameplay. Isto foi feito através da análise da trilha musical de um consagrado RPG japonês - Chrono Cross (1999) - e considerando sua ligação com o game como um todo. Os resultados apontam para uma relação intrínseca entre música e a mídia à qual se associa, além de uma clara preocupação do compositor Yasunori Mitsuda em buscar uma unidade estética e funcional.Downloads
Referências
BURT, George. The Art of Film Music. New York: Northeastern University Press, 1996.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos: A Formação da Poética Musical no Cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003.
CASELLA, Alfredo & MORTARI, Virgílio. The Technique of Contemporary Orchestration. Milano: Ricordi, 2004.
COLLINS, Karen. Game Sound: An Introduction to the History,
Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design. Cambridge: The MIT Press, 2008.
MITSUDA, Yasunori. Interview with Yasunori Mitsuda. Entrevista para o site www.squareenixmusic.com, 2005. Em: <http://www.squareenixmusic.com/features/interviews/yasunorimitsuda.shtml>. Acessado em 05/05/2014.
____________. Yasunori Mitsuda Talks Chrono Trigger: Mysteries Solved, Clarifications Made. Entrevista para o site www.originalsoundversion.com, 2008. Em: <http://www.originalsoundversion.com/yasunori-mitsuda-talks-chrono-triggermysteries-solved-clarifications-made/>. Acessado em 05/05/2014.
PRADO, Gilbertto & VANNUCHI, Hélia. Discutindo o conceito de Gameplay. In: Texto Digital, Florianópolis: UFSC, v.5, n.2, p.138, 2009. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2009v5n2p130/13190>. Acessado em 01/05/2014.
SALEN, Katie & ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: Game Design Fundamentals. Cambridge: The MIT Press, 2004.
SEBESKY, Don. The Contemporary Arranger. Sherman Oaks:
Alfred Publishing. 1979.
CDs
MITSUDA, Yasunori. Chrono Cross Original Soundtrack. Tóquio: DigiCube, 1999. 3 CDs (173 min): digital, estéreo. SSCX-10040.
Partituras
BEETHOVEN, Ludwig van. 33 Veränderungen über einen Walzer von A. Diabelli für das Pianoforte, Op. 120. Stuttgart: Cotta, 1891.
MITSUDA, Yasunori. Chrono Cross Original Soundtrack. Tóquio: Doremi Music Publishing, 2000.
_________________. Chrono Trigger Original Sound Version Piano Sheet Music. Tóquio: Doremi Music Publishing, 2008.
Jogos Eletrônicos
CHRONO Cross. KATO, Masato. Tóquio: Squaresoft, 1999. 2 CD-ROM, NTSC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.