Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativosem TV Digital Interativa

Autores

  • Marcos Américo UNESP/Bauru, SP
  • Shelley Costa Navari UNESP/Bauru, SP

Palavras-chave:

Gamificação, Interatividade, T-learning, TV Digital, Edutretenimento

Resumo

A implantação da TV Digital no Brasil abre espaço para o desenvolvimento de conteúdos educativos baseados nos conceitos de t-learning e edutretenimento. O estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários. No entanto, esbarra-se na problemática conceitual do termo, uma vez que a literatura traz diversas e amplas definições, que variam de acordo com o contexto de aplicação. O objetivo deste trabalho, de caráter exploratório, é propor uma abordagem conceitual, a fim de construir um conceito delimitado e que fundamente o sistema de gamificação em TV Digital Interativa.

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Biografia do Autor

Marcos Américo, UNESP/Bauru, SP

Docente do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP/Bauru, SP.

Shelley Costa Navari, UNESP/Bauru, SP

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP/Bauru, SP.

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

AMÉRICO, Marcos; COSTA NAVARI, Shelley. Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativosem TV Digital Interativa. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 87–105, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/163. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas

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