Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos
Palabras clave:
Cinema, novas mídias, interatividade, tecnologia, ambientes imersivos.Resumen
O texto “Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos”, sintetiza a pesquisa de-senvolvida pela autora, como projeto de Pós-Graduação no curso Tecnologia da Inteligência e Design Digital – PUC-SP. A pesquisa busca reunir uma análise atenciosa diante da entrada da tecnologia di-gital, tecnologia esta que interfere inevitavelmente na linguagem cinematográfica, e não apenas em sua estética. Com a abertura do mundo dos números binários (código das informações computacionais), e a possibilidade de digitalização da imagem, o que era matéria se desmaterializa e infinitas possibilidades criacionais surgem, inclusive, abrindo portas para experimentar o cinema de maneira expandida. No-vas formas de construção narrativa, nova relação espectador-cinema, um novo tempo e espaço, novas formas de significações; tudo pode sofrer alterações. O texto parte de estudos feitos com base em teóri-cos como Peter Weibel, Jeffrey Shaw, Lev Manovich, entre outros.Descargas
Citas
DIXON, Wheeler W., (2000) – The second century of cinema: the past and the future of moving image, 1º ed., Nova York, USA, State University of New York Press, ISBN- 0-7914-4515-1, 286 pp.
GOSCILA, Vicente, (2008) - Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas, 1º ed., São Paulo, Brasil, Senac Editora, ISBN-9788573597110, 280 pp.
MACHADO, Arlindo, (1995) – Pré-cinema e pós-cinema, 4º ed., Sunderland, USA , Sinauer Associates Inc, ISBN-13: 9780878933082, 659 pp.
MACIEL, Kátia (org.), (2009) – Transcinemas, 1º ed., Rio de Janeiro, Brasil, Contra Capa Livraria, ISBN-978-85-7740-009-3, 431 pp.
MARCHESSAULT, Janine e LORD, Susan (org.), (2008) – Fluid screen, Expanded cinema, 2º ed., Toronto, Canadá, Univerity of Toronto Press, ISBN- 978-0-8020-9297-7, 331 pp.
MARTIN, Marcel, (2009) – A linguagem cinematográfica, 2º ed., São Paulo, Brasil, Brasiliense, ISBN-85-11-22027-5, 279 pp.
MURRAY, Janet, (2003) - Hamlet no Holodeck - O Futuro da Narrativa no Ciberespaço, 1º ed., São Paulo, Brasil, Editora Unesp, ISBN-8571394962, 286 pp.
TRYON, Chuck, (2009) – Reinventing cinema: movies in the age of media convergence, 2º ed., USA, Rutgers University Press, ISBN- 978-0-8135-4546-2, 215 pp.
XAVIER, Ismail, (1977) – O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência, 4º ed.,
Rio de Janeiro, RJ, Editora Paz e Terra, ISBN-8577530779, 151 pp.
Artigos ou capítulos de livros
BRAGA, Eduardo Cardoso – “A interatividade e a construção do sentido no ciberespaço”:
LEÃO, Lúcia (org.) , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo,
, 125-131, ISBN: 85-7359-420-9
LUNENFELD, Peter – “Os mitos do cinema interativo”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 365-384, ISBN: 85-7359-420-9
MILES, Adrian – “Paradigmas cinemáticos para o hipertexto”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 147-164, ISBN: 85-7359-420-9
OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves – “Cibercultura, cultura audiovisual e sensorium juvenil”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 495-504, ISBN: 85-7359-420-9
SHAW, Jeffrey – “O cinema digitalmente expandido: o cinema depois do filme”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 353-364, ISBN: 85-7359-420-9
WEIBEL, Peter – “Teoria narrada: projeção múltipla e narração múltipla”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 331-352, ISBN: 85-7359-420-9
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .