MODELOS DE NEGÓCIOS NO JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL

DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p151-165

Palabras clave:

Modelos de negócios, Jornalismo Digital, Jornalismo Pós-industrial

Resumen

O presente artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura sobre as principais propostas existentes para modelos de negócios no jornalismo pós-industrial. O método utilizado foi uma pesquisa em publicações científicas em português, inglês e espanhol nos anos de 2019 e 2020 que envolvam a utilização das palavras-chave: “jornalismo pós-industrial”, “instituições jornalísticas” e “modelos de negócios jornalísticos”, na Plataforma de Periódicos da CAPES. Descobriu-se que, ainda hoje, pesquisas e análises seguem a mesma linha proposta há quase uma década por Anderson, Bell e Shirky em seu relatório sobre a necessidade de adaptação ao jornalismo pós-industrial. Dessa forma, o presente artigo sintetiza as extensas pesquisas e discussões recentes em torno do tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Bernardino Souza Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba.

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Professor no Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e nos Programas de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), e Pós-Graduação em Comunicação (PPGC). Como formação, é jornalista, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2006,UFSC) e doutor em Ciências (Engenharia Elétrica, 2011, USP).

Citas

ANDERSON, C. W..; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL: Adaptação aos Novos Tempos. in: Revista de Jornalismo ESPM. Nº 5, ano 2. São Paulo: ESPM, 2013. p. 30 - 89.

ANDRÉ, Hendryo; WINQUES, Kérley. Valores de uma profissão em crise: tensões e desafios de jornalistas de veículos tradicionais em meio à consolidação da internet no modo de fazer jornalismo. in: Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

BERASTEGI, Amaia Álvarez; GURRUTXAGA, Guillermo; GOIKOETXEA, Udane. El efecto péndulo de la transición digital. Un estudio cualitativo sobre medios en euskera y en catalán1 Estud. mensaje period. 25(2), p.: 621-637, 2019.

CAPOANO, Edson; RODRIGUES, Fabiano. Prossumidores dentro dos meis de comunicação: percepções sobre o presente e o futuro do jornalismo. in: Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación. N.º 139, diciembre 2018 - marzo 2019 (Sección Informe, pp. 365-388), 2019.

DÍAZ-NOCI, Javier. Cómo los medios afrontan la crisis: retos, fracasos y
oportunidades de la fractura digital. El profesional de la información, v. 28, n. 6, e280625, 2019. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2019.nov.25 DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.01

EDO, Concha; YUNQUERA, Juan; BASTOS, Helder. La sindicación de contenidos en los agregadores de noticias: Hacia la devaluación de los criterios profesionales periodísticos. in: Comunicar, nº 59, v. XXVII, 2019.

GARCÍA-MARÍN, David. La radio en pijama. Origen, evolución y econsistema del podcasting español. in: Estud. mensaje period. 25(1), p. 181-196, 2019

J L MANFREDI SÁNCHEZ, M J UFARTE RUIZ, J M HERRANZ de la Casa. Innovación periodística y sociedad digital: Una adaptación de los estudios de Periodismo. Revista Latina de Comunicación Social, 74, pp. 1633 a 1654, 2019. http://www.revistalatinacs.org/074paper/1402/85es.html DOI: 10.4185/RLCS-2019-1402

JEONG, Young-Chul; LEBLEBICI, Huseyin. How professionalization and organizational diversity shape contemporary careers: Developing a typology and process model. in: Human Relations 72(2), p. 298-321, 2019.

MARTÍNEZ-GARCÍA, L.; NAVARRO, C. Características de los periodistas online españoles: consolidación de una profesión en un contexto de crisis económica. Revista Latina de Comunicación Social, 74, pp. 1014 a 1030, 2019. Disponível em: <http://www.revistalatinacs.org/074paper/1369/52es.html> DOI: 10.4185/RLCS-2019-1369

MASIP, Pere; RUIZ-CABALLERO, Carlos; SUAU, Jaume. Active audiences and social discussion on the digital public sphere. Review article. El profesional de la información, v. 28, n. 2, e280204, 2019. https://doi.org//10.3145/epi.2019.mar.04

MAURÍCIO, Patrícia; ALMEIDA, Raquel. Empreendimentos jornalísticos digitais e o interesse público no brasil. in: CHASQUI 142 · DICIEMBRE 2019 - MARZO 2020.

MICK, Jacques. Profissionalismo e confiança: o curioso caso do país que acredita mais nos jornalistas do que na mídia. in: Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 18 - Nº 43 - Set./Dez. de 2019.

POSTEMA, Stijn; DEUZE, Mark. Artistic Journalism: Confluence in Forms, Values and Practices, in: Journalism Studies, 21:10, 1305-1322, 2020. DOI: 10.1080/1461670X.2020.1745666

REIS, Thays Assunção. PAYWALL COMO MODELO DE NEGÓCIOS: uma análise dos maiores jornais brasileiros. in: Estudos em Comunicação nº 28, vol. 1, p.81-92, maio, 2019. Disponível em: <http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/506>

SALAVERRÍA, Ramón. Digital journalism: 25 years of research. Review article. In: El profesional de la información, v. 28, n. 1, e280101, 2019.

SANTÍN, Marina; ÁLVAREZ-MONZONCILLO, José-María . The use of YouTube by the Spanish press: A modelto be defined. In: El profesional de la información, v. 29, n. 1, e290116, 2020.

SASTRE, Angelo; BELDA, Francisco. A Experiência Imersiva na Produção do Jornalismo Pós-Industrial. Revista GEMInIS, São Carlos, UFSCar, v. 9, n. 3, pp.80-88, set. / dez. 2019.

STRINGER, P. Viral Media: Audience Engagement and Editorial Autonomy at BuzzFeed and Vice. Westminster Papers in Communication and Culture, 15(1), pp. 5–18, 2020. DOI: https://doi.org/10.16997/wpcc.324

TOFF, Benjamin Toff; PALMER, Ruth A. Explaining the Gender Gap in News Avoidance: “News-Is-for-Men” Perceptions and the Burdens of Caretaking, Journalism Studies, 20:11, 1563-1579, 2019. DOI: 10.1080/1461670X.2018.1528882

VALERO-PASTOR, José-María; CARVAJAL-PRIETO, Miguel; GARCÍA-AVILÉS, José-Alberto. Flujos de trabajo para el periodismo postindustrial: métodos y programas para una comunicación organizacional más ágil y transversal. in: El profesional de la información, v. 28, n. 5, e280514, 2019. https://doi.org/10.3145/epi.2019.sep.14

Publicado

2022-04-29

Cómo citar

SOUZA SILVA, Tiago Bernardino; BECKER, Valdecir. MODELOS DE NEGÓCIOS NO JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL: DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 151–165, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p151-165. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/639. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.