CRIAÇÃO E LITERACIA NAS PRÁTICAS DE ROTEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p157-172

Palabras clave:

processos de criação, literacia, práticas de roteiro

Resumen

A teoria crítica dos processos de criação é uma abordagem teórico-metodológica que leva à reflexão sobre os objetos da comunicação e das artes, focando principalmente nos meios e materiais da criação. A literacia, por sua vez, propõe uma leitura dialógica do mundo que implica uma compreensão mais ampla e com múltiplas referências culturais das criações artísticas. Este artigo propõe uma convergência entre esses dois campos para observar a presença do leitor criador nas práticas de roteiro. Para tanto, analisa as materialidades do processo de criação de alguns cineastas e roteiristas brasileiros contemporâneos em uma perspectiva complementar. Inicialmente é apresentada a teoria crítica dos processos de criação e alguns aspectos do conceito de criação como rede em construção. Em seguida, propomos uma aproximação com os estudos da literacia. E, por fim, concluímos com uma análise das materialidades das práticas de roteiro em uma perspectiva complementar entre diferentes cineastas com foco na leitura criadora. São eles Eliane Caffé, Anna Muylaert, Alê Abreu, Leonardo Mouramateus, Cao Guimarães, Marcelo Gomes e Karim Ainouz. A percepção dessas práticas no contexto dos roteiros enfatiza a importância de olhar para a criação enquanto processo de leitura e para a leitura enquanto processo de criação no contexto da acumulação de práticas e da abundância de informação das novas mídias.

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Biografía del autor/a

Patrícia Dourado, PUC-SP / Ciac-UAlg

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação – CIAC, da Universidade do Algarve. Doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com bolsa Capes.

Cecília Salles, PUC-SP

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP. Pós-doutora pelo Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA/USP. Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP.

Mirian Tavares, CIAC/UAlg

Professora associada da Universidade do Algarve. Coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação – CIAC/UAlg. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publicado

2021-06-27

Cómo citar

DOURADO, Patrícia; SALLES, Cecília; TAVARES, Mirian. CRIAÇÃO E LITERACIA NAS PRÁTICAS DE ROTEIRO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 157–172, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p157-172. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/608. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais

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