Os media sociais. Uma ferramenta marcante a “custo zero”

Autores/as

  • Pedro Correia Universitat de Vic

Palabras clave:

Marketing, media sociais, segmentação, marketing mix, comunidades

Resumen

Os princípios base do marketing e da gestão continuam válidos  nos media sociais, nas  actividades de segmentação e correlação do marketing mix, na gestão do potencial  económico dos meios sociais virtuais e na sua capacidade de reduzir a ineficiência e intermediários.No entanto, é notoriamente importante ouvir e responder às necessidades dos clientes, saber discernir o que é verdadeiramente mais importante e indicado para os mesmos, fazer perguntas e constantes ajustamentos até fazer o “match” das necessidades do segmento e o marketing mix; aceitar que os melhores clientes são, muitas vezes, capazes de publicitar melhor o produto do que a empresa; sendo vantajoso para todos aproveitar algumas das suas ideias.Ao optarmos pela inovação na base das  nossas acções estamos a evitar o seguidismo e a cópia de modelos de negócio que foram bem sucedidos e são explorados pelos nossos competidores. O custo não deve ser um  travão, com criatividade e soluções inovadoras é possível contornar limitações orçamentais, pelo que a internet acaba por ser uma das melhores armas à disposição das PMEs.

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Biografía del autor/a

Pedro Correia, Universitat de Vic

Membro do GRID (Universitat de Vic). Mestrado em Ciências Empresariais (ISEG, Universidade Técnica de Lisboa).

Citas

Godin, S. (2008). Tribes, Piatkus Books

Hitt, M. e Hoskisson, R., Ireland, R., (2007) Management of Strategy, Thomson Higher Education.

Kotler, P., Keller, K., Brady, M., Goodman, M. e Hansen, T. (2009). Marketing Management, Pearson Education Limited

Qualman, E. (2009). Socialnomics: How Social Media transforms the way we live and do business, Wiley Publishing, Inc.

Tapscott, D., e Williams, A., (2008), Wikinomics: How mass collaboration changes everything, Atlantic Books

Cómo citar

CORREIA, P. Os media sociais. Uma ferramenta marcante a “custo zero”. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 271–292, 2011. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/52. Acesso em: 3 jul. 2024.

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