A COMPETÊNCIA MIDIÁTICA NA CULTURA DE FÃS

UMA ANÁLISE DO GRUPO THE HANDMAID'S TALE – BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.025

Palabras clave:

Competência Midiática, Cultura de Fãs, The Handmaid’s Tale

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática, proposta por Ferrés e Piscitelli (2015), presentes nas publicações da maior comunidade online de fãs da série estadunidense The Handmaid's Tale (2017- atual, Hulu) no Brasil. Criado no Facebook em 2017, o grupo The Handmaid's Tale – Brasil  reúne atualmente  mais de 10 mil membros, os posts abrangem informações sobre a trama, links para download das temporadas do programa, impressões sobre os episódios, entre outros conteúdos. Conclui-se que os fãs não só compartilham suas impressões e dúvidas sobre os desdobramentos narrativos, mas exploraram novas perspectivas da trama, ressignificando os arcos narrativos.

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Biografía del autor/a

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Federal do Amapá. Pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Rede brasileira de pesquisadores de ficção televisiva (Obitel).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Pós-doutora pela Universidade do Algarve, em Portugal. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e integrante da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática, sendo coordenadora da equipe brasileira.

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Publicado

2019-04-07

Cómo citar

SIGILIANO, Daiana; BORGES, Gabriela. A COMPETÊNCIA MIDIÁTICA NA CULTURA DE FÃS: UMA ANÁLISE DO GRUPO THE HANDMAID’S TALE – BRASIL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 64–79, 2019. DOI: 10.4322/2179-1465.025. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/409. Acesso em: 24 nov. 2024.

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