MAURO EM CAIENA:
DO FILME-CARTA AO FILME-ENSAIO
Palabras clave:
filme-carta, filme-ensaio, filme de família, Mauro em Caiena (filme)Resumen
Objetiva-se refletir sobre como ocorre a aproximação entre o filme-carta e os filmes de família, à luz de Mauro em Caiena (Leonardo Mouramateus, 2012), com atenção às reverberações dessa aproximação na linguagem assumida pelo filme. Partimos da hipótese de que o realizador, por meio do resgate de suas memórias e suas potencialidades de arranjo, se utiliza da linguagem ensaística para estruturar sua narrativa. Pretende-se analisar a obra com a intenção de comprovar que ela revela-se como filme-ensaio na medida em que parece assumir uma voz pessoal reflexiva por meio dessa investigação subjetiva das imagens domésticas enquanto escreve a carta fílmica.
Descargas
Citas
ÁLVAREZ, Efrén Cuevas. La casa abierta, El cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos – Espanha; Ocho y Medio e DocumentaMadrid, 2010.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio desde Montaigne e depois de Marker; Campinas – SP; Papirus, 2015.
DUBOIS, Philippe. Chris Marker: a carta e a fotografia. In: MEDEIROS, Rúbia Mércia de Oliveira (Org.). Filmes-carta: por uma estética do encontro. Caixa Cultural, 2013.
MEDEIROS, Rúbia Mércia de Oliveira. Filmes-carta: por uma (outra) estética do encontro. In: Filmes-carta: por uma estética do encontro. Caixa Cultural, 2013.
MIGLIORIN, Cezar. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.1, jan./abr. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .