Narrativas, branding e consumo: um supersistema de intertextualidade transmídia brasileiro
Palabras clave:
intertextualidade transmídia, Narrativa, branding, consumo, Os Trapalhões.Resumen
Um dos primeiros estudos sobre transmídia é proveniente de Kinder, de 1991, ao constatar que as narrativas dos desenhos animados, veiculados na televisão dos EUA, eram construídas de forma hipertextual. Para este fenômeno, Kinder concebeu o conceito de intertextualidade transmídia. Nessa mesma época, no Brasil, pode-se afirmar que Os Trapalhões, grupo de humoristas formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, contribuiu para um supersistema transmídia brasileiro, por estar presente em diferentes plataformas de mídia. Foi dentro desse contexto que surgiu o objetivo deste trabalho: analisar os produtos de mídia derivados da televisão, como o cinema e os quadrinhos, de Os Trapalhões, a partir do conceito de intertextualidade transmídia proposto por Kinder. Os resultados constatam que esse fenômeno incentivava o consumo de suas obras, de outras narrativas de mídia e de produtos que levavam a marca do grupo e reforçavam as estratégias de branding do quarteto.
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Citas
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