Roteiros para dispositivos de mídias móveis: tela, tempo e trânsito como elementos contingentes
Palabras clave:
dispositivos móveis, mobilidade, roteiro, tela, tempo, trânsitoResumen
A diversidade de formatos de tela implica também em novas formas de produção audiovisual. Taisajustes não são novidade, eles se deram durante a transição do cinema para a TV, por exemplo, oque levou a novas formas de roteiro e edição, desembocando numa nova linguagem. Analogamente,isso acontece com os dispositivos móveis. É necessário que formas de roteirização e de ediçãoespecíficas emerjam considerando as características fundamenais derivadas da mobilidade, a saber,tela, tempo e trânsito. Sendo assim, este artigo visa discutir os roteiros para os dispositivos de mídiamóveis e suas implicações.Descargas
Citas
AUMONT, J. A imagem. 10.ed. Campinas: Papirus, 2005. BEIGUELMAN, Giselle. Link-se: arte, mídia, política, cibercultura. São Paulo: Peirópolis, 2005.
BROCKMEIER Jens. “Narrativa: Problemas e Promessas de um Paradigma Alternativo”.Revista Psicologia, Reflexão e Crítica. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
_____________. Communication, Power and Counter-power in the Network society.International Journal of Communication, 2007. COSTA, Mario. O Sublime Tecnológico. São Paulo: Experimento, 1995. DUBOIS, Phillipe. Cinema, vídeo, Godard. Tradução Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
GALINDO, Fernando Rubio. El audiovisual en la telefonía móvil 3G. Consideraciones formales para una comunicación eficaz. Facultad de Comunicación de La Universidad Pontificia de Salamanca, 2005. GOSCIOLA,V. Roteiro para as novas mídias: do cinema as mídias interativas. São Paulo: SENAC, 2003. JONES, Matt e MARSDEN, Gary. 2006. Mobile interaction design. John Wiley & Sons: Inglaterra.
MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988. _________________. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. __________________. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001. MCKEE, Robert. Story. Substância, estrutura, estilo e princípios da escrita do roteiro. Curitiba: Arte & Letra. 2006.
SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e artes estão convergindo? São Paulo: Paulus. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .