Fotografia e interfaces digitais: Convergência entre construção, comunicação e significação
Palabras clave:
fotografia, imaginário, cultura digital, estéticaResumen
Os modos de visualização e compartilhamento das fotografias, nas telas eletrônicas, são regidos por softwares que trazem verdadeiras narrativas de acesso e manipulação. Este ensaio tem o objetivo de explorar a estética fotográfica que parecer emergir dessas condutas pré-estabelecidas e programadas de intervenção digital, com o intuito de investigar em que medida essas interfaces definem novos parâmetros que interferem no valor significativo das imagens fotográficas.Descargas
Citas
ADOBE. Família Adobe Photoshop. Disponível em http://www.adobe.com/br/products/photoshopfamily.html . Acesso em 01/09/2013.
BUITONI, D. H. S. Fotografia animada no webjornalismo: interfaces e multimídia. Disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/27/04.html. Acesso em 12/08/2013.
FONTCUBERTA, Joan. A caixa de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: G.Gilli, 2012.
GREEN, J. The art of storytelling: Pedro Meyer’s I photograph to remember. Disponível em http://www.pedromeyer.com/galleries/i-photograph/state.html. Acesso em 29/08/2013.
SILVA JUNIOR, José Afonso. Da fotografia expandida à fotografia desprendida: como o Instagram explica a crise da Kodak e vice-versa. Trabalho apresentado no GP Fotografia, IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012. Disponível: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1704-1.pdf. Acesso em 19/08/2013.
SOUZA E SILVA, W. Sobre imagens: tecnologias invisíveis e a transparência do espetáculo. In: Em Questão, v. 17, n. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2011, pp. 225-236. Disponível em http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/22132 . Acesso em 03/08/2013.
STARCK, Daniele. A história do Photoshop: o editor de imagens mais utilizado no mundo. Disponível em http://www.tecmundo.com.br/Photoshop/37907-a-historia-do-Photoshop-o-editor-de-imagens-mais-usado-no-mundo.htm. Acesso em 20/08/2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .