Franquias televisivas: Processos de produção, venda e circulação

Autores/as

  • Ana Paula Silva Ladeira Costa UFF
  • Antonio Carlos (Tunico) Amancio UFF

Palabras clave:

Mercado de Televisão, Franquias televisivas, Formatos

Resumen

O artigo aborda questões relativas à produção e venda de franquias televisivas, diferenciando este processo comercial dos demais. Pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com profissionais de emissoras e produtoras da América Latina indicaram que a venda de franquias é mais complexa, caracterizada por mecanismos de proteção ao formato, profissionalização das trocas, maior variedade de gêneros ofertados e de agentes atuantes no mercado internacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Silva Ladeira Costa, UFF

Doutora em Comunicação pela UFF.

Antonio Carlos (Tunico) Amancio, UFF

Doutor em Comunicação e Artes pela USP, Professor Associado do Curso de Cinema e Vídeo da UFF.

Citas

BUSTAMANTE, E. La televisión económica: financiación, estrategias y mercados. 2ª ed. Barcelona: Editorial Gedisa, 2004.

CALABRE, L. No tempo das radionovelas. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Metodista, a. 29, n. 49, p. 65-83, 2007.

CARTILHA – O que é uma franquia? S/l: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2005. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/Arquivos/O%20QUE%20%C3%89%20FRANQUIAFinalVCx.pdf> Acesso em: 25 set. 2012.

DUARTE, E. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

FRAPA Report 2009: TV formats to the world. FRAPA: Cologne, 2009.

GARAYCOCHEA, O. Telenovelas chilenas: panorama de una escritura sometida. I Encuentro Brasil-Chile de Ciencias de la Comunicación. Santiago de Chile: Universidad Catolica de Chile, 2007.

GRIGNAFFINI, G. I generi televisivi. Roma: Carocci,2004.

MARTÍN-BARBERO, J; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Trad.: Jacob Gorender. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.

MORAN, A. ; MALBON, J. Understanding the global TV format. Bristol: Intellect Books, 2006.

MORAN, A. New flows in global TV. Bristol: Intellect Books, 2006.

SALÓ, G. ¿Qué es eso del formato? Como nace y se desarrolla un programa de televisión. Barcelona: Gedisa, 2007.

STRAUBHAAR, J. As múltiplas proximidades das telenovelas e das audiências. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.

SYDENSTRICKER, I. Telenovelas latino-americanas: é tudo sempre a mesma coisa? In: Ensaio Geral, vol. 2, n.3, 2010. p.39-53. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/ensaio_geral/article/view/115/41> . Acesso em 11 dez.2012.

WAISBORD, S. McTV: Understanding the Global Popularity of Television Formats. Television & New Media, 2004.

Entrevistas

BRIGARD, J. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Bogotá: 22 maio 2012

BUSOLI, D. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. São Paulo: 12 jan. 2012

CAMPI, M. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012.

CILLEY, G. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 26 set. 2011

GONZÁLES, C. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. São Paulo: 02 maio 2012

PANTALEÓN, C. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012.

SHAMA, J. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 08 mar. 2012

TEVAH, V. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012

WASSERMAN, M. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 27 set. 2011

Publicado

2015-06-28

Cómo citar

SILVA LADEIRA COSTA, A. P.; CARLOS (TUNICO) AMANCIO, A. Franquias televisivas: Processos de produção, venda e circulação. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 154–173, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/223. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas