Design e overdesign de universos transmídias: Uma análise de Halo
Palabras clave:
Halo, design, overdesign, narrativa, transmídiaResumen
Este artigo trata da presença do design de diversas formas na concepção das narrativas transmídias, para tal foram analisados produtos midiáticos que serviram como expansores do universo da franquia Halo. Este estudo propõe um olhar sobre o design que apesar de citado, é pouco explorado no meio do estudo das narrativas. Halo é um universo em expansão gigantesco e isso só é possível graças a criação e apropriação de diversos apectos, tantos visuais, conceituais, afim de criar a impressão que este universo é vivo e funcional mesmo quando as suas mídias não são acessadas diretamente. Para isso temos então a noção de overdesign conceito que fomenta o design como gerador diegético para estes mundos, dando a noção de que são reais quando entram em contato com o público através de suas extensões.Descargas
Citas
ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento ; NOJIMA, V. L. M. S. Retórica do design gráfico: da prática à teoria. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
Desenho Industrial X Design Gráfico. Disponível em: <http://www.desenhoindustrial.org/desenho-industrial/> Acesso em 20/3/2015.
DIETZ, Willian C. Halo - The Flood. Estados Unidos: Ballantine, 2003
EGM. Electronic Gaming Monthly (Believe Magazine Ad). EGM Media, LLC, Setembro de 2007.
Revista Super Interessante. Games Parada de Sucesso - Halo explode a banca - Janeiro de 2005 - Edição 209
LONG, Geoffrey A. Transmedia Storytelling, Business, Asthetics and Production at the Jin Henson Company. Massachusetts Institute of Technology, 2007
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009
___________. Transmedia Storytelling 101. 2007a. In Confessions of na Aca/Fan. Disponível em: <http://www.henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html>
___________. Game Design as Narrative Architecture. In Henry Jenkins. Disponível em: <http://web.mit.edu/cms/People/henry3/games&narrative.html>
___________. Transmedia Storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. In Tecnology Review. MIT, 2003a. Disponível em: <http://www.technologyreview.com/read_article.aspx id=13052&ch=biotech>
JOHNSON, Derek. Inteligent Design or Godless Universe? The Creative Challenges of World Building and Franchise Develpment. University of Wisconsin - Madison, 2009.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, 2003.
NYLUND, Eric. Halo - First Strike. Estados Unidos: Ballantine, 2003
____________. Halo - The Fall of the Reach. Estados Unidos: Ballantine, 2001
NIVEN, Larry. Ringworld Enginners. Estados Unidos: Ballantine, 1980.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000
SCOLARI, Carlos. Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. University of Vic - Catalunua, Spain, 2009.
WILTON, Azevedo. O que é design. São Paulo: Brasiliense, 2005.
Wired - I Love Bees Game a Surprise Hit. Disponível em: <http://www.wired.com/culture/lifestyle/news/2004/10/65365> Acesso em 15/04/2015.
WOLLNER, Alexandre. Design Visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
LEON, Ethel. IAC - Primeira Escola de Design do Brasil. volume 1. 1ª Edição, São Paulo: Blucher, 2014.
Sites
Halo Nation - Cortana Letters. Disponível em: <http://halo.wikia.com/wiki/Cortana_Letters> Acesso em 10/04/2015.
Halo Nation - I Love Bees. Disponível em: <http://halo.wikia.com/wiki/ILoveBees> Acesso em 10/04/2015.
Halo Nation - Believe. Disponível em: <http://halo.wikia.com/wiki/Believe> Acesso em 11/04/2015.
Halo Nation - Diorama. Disponível em: <http://halo.wikia.com/wiki/Diorama> Acesso em 11/04/2015.
Halo Waypoint - Universe. Disponível em: <https://www.halowaypoint.com/pt-br/universe> Acesso em 05/04/2015.
The Universe of Larry Niven. Disponível em: <http://www.larryniven.net> Acesso em: 16/04/2015.
Games
Halo - Combat Evolved. Microsoft: Bungie Studios, 2001. Disponível para Xbox, Xbox One, PC e Mac.
Halo 2. Microsoft: Bungie Studios, 2004. Disponível para Xbox e Xbox One.
Halo 3. Microsoft: Bungie Studios, 2007. Disponível para Xbox 360 e Xbox One.
Halo ODST. Microsoft: Bungie Studios, 2009. Disponível para Xbox 360 e Xbox One.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .