Modelo de processo de interação do telespectador em progr amas da TV Cultura
Palabras clave:
Televisão, Convergência, Interação, Mídias sociaisResumen
A partir de uma revisão conceitual e contextual sobre o fenômeno da convergência entre TV e internet, demonstrado pela crescente utilização das chamadas mídias sociais como instrumentos de participaçãodos telespectadores em programas de televisão, o artigo examina a incorporação de informaçõesprovenientes de mídias sociais em programas da TV Cultura, emissora pública de televisão do Estadode São Paulo, no Brasil. O trabalho busca caracterizar um modelo do processo de interação, de modo adescrever como se dá a participação dos telespectadores em três programas selecionados: Cartão Verde, JC Debate e Roda Viva.Descargas
Citas
CASTELLS, Manuel, 1942 A Sociedade em rede/Manuel Castells ; tradução Roneide Venancio Majer ; atualização para 6ª edição: Jussara Simões. – (A era da informação : economia, sociedade e cultura; v.1) São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio – São Paulo: Summus, 2010.
FREIXO, M.J.V.. Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.
JENKINS, Henry. (2008) Cultura da Convergência; tradução Susana Alexandria – 2 ed. – São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. . Anjos Interativos e Retribalização do Mundo.Tendência Xxi, Lisboa, v. 2, p. 19-29, 1997.
LÉVY, Pierre. (1998) A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola.
MCQUAIL, D.; WILNDAHL, S. Modelos de comunicação: para o estudo da comunicação de massas. Lisboa: Notícias, 2003.
ROZENFELD, H.; AMARAL, D.C. Explicit knowledge management on the product development process. Revista Brasileira de Gestão de Desenvolvimento de Produto, Florianópolis, v.1, n.1, p. 49-57, set. 2001.
WARD, J.L. Project management terms: a working glossary. Arlington: ESI International, 2000.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .