Fãs e sites de redes sociais: um estudo de caso da participação no programa the voice

Autores

  • Brenda Parmeggiani UNB

Palavras-chave:

participação, sites de redes sociais, audiência, fãs, televisão.

Resumo

O surgimento de novas mídias põe em questão a atividade das audiências, em especial no que tange à interatividade. A afirmação dos criadores de que The Voice seria o modelo mais interativo do mundo levou à escolha para o estudo da participação pelos sites de redes sociais (SRS) Facebook e Twitter. Assim, são abordadas questões como: se os SRS promovem maior participação; se há interação; qual a frequência de atividade; entre outras. Contata-se que, apesar de ser encarado como obrigação, o formato ideal para promover a participação não foi alcançado. Ainda, o conteúdo enviado pelos telespectadores fica aquém das expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Parmeggiani, UNB

Doutoranda em Comunicação pela UNB e membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Universidade Nova de Lisboa.

Referências

BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2007. Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html.

CANNITO, Newton Guimarães. A Televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet - Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

DAYAN, Daniel. Mothers, midwives and abortionists: genealogy, obstetrics, audiences and publics. In: LIVINGSTONE, Sonia. Audiences and Publics. Bristol: Intellect Books, 2005.

___________ Televisão, o quase-público. In: ABRANTES, J. C. & DAYAN, D. Televisão: das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.

ESTEVES, João Pissarra. Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

HABERMAS, Jürgen. La Esfera de lo Publico. In: DÍAZ, Francisco G. La critica social en Touraine y Frankfurt. Madri: UAM (Universidad Autonome de Madrid), 1973. pp. 123-130

___________. Communication and the Evolution of Society. Boston: Beacon Press, 1976.

___________. Mudança estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

JENKINS, Henry. Fans, Bloggers and Gamers - Exploring Participatory Culture. Nova Iorque: New York University Press, 2006.

___________, Cultura da Convergência. 2.ed. Trad. S. Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

KLASTRUP, Lisbeth. Publics for a day? The Affective “Audiences” on Facebook. Copenhagen, Dinamarca: University of Copenhagen, 2010.

LIVINGSTONE, Sonia. Audiences and Publics. Bristol: Intellect Books, 2005.

MACHADO FILHO, Francisco. Segunda tela: tendências, oportunidades e modelo de negócio concomitante à TV digital aberta no Brasil. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 4 a 7 e setembro de 2013, Manaus. Anais. Manaus: Intercom, 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1055-1.pdf> Acesso em: 2 de outubro de 2013.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 13.ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.

NOCI, J. D., DOMINGO, D., MASIP, P., MICÓ, J. L., & RUIZ, C. Comments in news, democracy booster or journalistic nightmare. In: 11th International Symposium on online journalism, 23 e 24 de abril de 2010, Austin (EUA). Anais. Disponível em: < https://online.journalism.utexas.edu/program.php?year=2010> Acesso em: 15 de fevereiro de 2012.

PROULX, Mike; e SHEPATIN, Stacey. Social TV: How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media and mobile. Hoboken: Wiley, 2013.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2.ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

RIBEIRO, Fábio. O conceito de ‘participação’ nos media: sombras e claridades numa floresta de definições. In: LOPES, F. A TV dos Jornalistas. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2011.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 210 p.

SILVA, Marisa Torres da. A Voz dos Leitores na Imprensa. Lisboa: Livros Horizonte, 2007.

SILVA, Elane Gomes da; BEZERRA, Ed Porto. Dispositivos Móveis como potencializadores da televisão digital interativa: Desafios e usos da segunda tela no telejornalismo. Revista Geminis, São Carlos: UFSCAR, ano 4, n 1, 2013. pp. 127-144 Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br> Acesso em: 25 de agosto de 2013.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. 15.ed. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TORRES, Eduardo Cintra. Multidões e Audiências. In: ABRANTES, J. C. & DAYAN, D. Televisão: das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.

ZOONEN, Liesbet Van. Imagining the Fan Democracy. The European Journal of Communication Research. Nova Iorque/Berlim: Gruyter, 2004.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica para as novas mídias. 2.ed. Trad. Isabel Crosseti. Porto Alegre: Sulina, 2007.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

PARMEGGIANI, Brenda. Fãs e sites de redes sociais: um estudo de caso da participação no programa the voice. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 23–46, 2014. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/188. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.