Vídeo e Texto na Web: da convergência de linguagens às novas relações na narrativa noticiosa
Palabras clave:
webjornalismo, televisão, texto, linguagem, leituraResumen
Este artigo mostra como a televisão na era digital enfrenta o desafio da convergência de mídia. Na internet, a linguagem de TV não se resolve, tendo o texto e a edição de vídeos como suporte para uma nova linguagem. O vídeo, no mesmo tamanho e formato exibido na televisão, é praticamente desprezado pelo internauta e acaba acessado como consulta em trilhos próprios ao invés de ser um material informativo para o usuário. Para demonstrar como essa característica de leitura de informações na internet cria uma nova relação entre texto e vídeos na internet serão analisadas três reportagens do site G1, da Rede Globo. A inclusão de vídeos sem edição, diferentes das matérias veiculadas nos telejornais, geraram mais acessos, indicando as características do internauta e do que se procura em termos de vídeos na internet, ou seja, uma narrativa e uma linguagem construídas não apenas pelo veículo de comunicação, mas também a partir da interação com os internautas e da quebra de antigos paradigmas sobre as formas de se noticiarem um fato.Descargas
Citas
CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros? Rio de Janeiro: Agir, 2011.
GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. São Paulo: FGV, 2010.
HERNANDES, Nilton. O portal: jornalismo na internet. In: ______. A mídia e seus truques. São Paulo: Contexto, 2006, p. 233-264.
RIBAS, Beatriz. Características da notícia na web-considerações sobre modelos narrativos. II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2004. Disponível em: www.facom.ufba.br/jol. Acesso em: 21 mar. 2013.
RODRIGUES, Paola. Telejornalismo 2.0: o telespectador como novo produtor de conteúdos digitais noticiosos. Congresso Panamericano de Comunicação (Panam), 2010. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/panam/pdf/GT3_Art2_Paola.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013. ı
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .