The Last Silent Movie: Escritura e desaparição na obra de Susan Hiller

Autores/as

  • Angie Biondi UFMG
  • Paulo Bernardo Vaz UFMG

Palabras clave:

Visibilidade, Política, Imagem

Resumen

Qual imagem poderia assumir a extinção de um povo? Qual palavra poderia abarcar a condição ameaçada de uma língua? A obra de Susan Hiller tenta dar conta do entrelaçamento destas duas questões. Partindo da critica à lógica ocidentalizada de tudo mostrar e tudo ver das imagens que povoam o cotidiano, a obra percorre outra via: expor o gesto e sua produção paradoxal da visibilidade como invisibilidade. Nenhuma imagem é dada ao espectador, assim como nenhuma palavra é conhecida do leitor.  É na montagem híbrida que a ameaça e extinção das línguas e dos povos adquire uma forma que interroga os próprios modos de sua exposição como desaparecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angie Biondi, UFMG

Doutoranda. Programa de Pós Graduação em Comunicação Social. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG. GRIS - Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade.

Paulo Bernardo Vaz, UFMG

Doutor em Ciências da Educação e da Comunicação pela Université de Paris Nord; Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG

Citas

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

ASSY, Bethânia. Prolegomenon for an ethics of visibility in Hannah Arendt. Kriterion. Belo Horizonte, n. 110, dez, 2004. 294-320p.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo. 2001. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Céres Pimenta. Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.

Publicado

2013-08-11

Cómo citar

BIONDI, A.; BERNARDO VAZ, P. The Last Silent Movie: Escritura e desaparição na obra de Susan Hiller. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 198–205, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/135. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas