SOCIAL INNOVATION WITHIN NETWORK-BASED PLATAFORMS AS A COVID-19 RESPONSE STRATEGY

THE MATCHFUNDING ENFRENTE

Authors

Keywords:

matchfunding, periphery, network-based platforms, social innovation, responsiveness to the COVID-19

Abstract

We analyzed the Matchfunding Enfrente collaborative investment platform and its responsive actions to the COVID-19 pandemic. Initially, we present the matchfunding financing method, considering the Enfrente platform as a social innovative project and debating its limitations in terms of race and gender. Afterwards, we show the platform’s articulations among agents from the organized civil society and private companies. We also discuss the Matchfunding Enfrente in the framework of networks and platforms’ theories. In the end, we emphasize our considerations that social innovative projects must improve constantly.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Noel dos Santos Carvalho, Dr., Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios - UNICAMP. Pesquisador Associado ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) - Univ. Paris-Sorbonne, IV. Graduado em Ciências Sociais (USP), mestre em Multimeios (UNICAMP) e doutor em Sociologia (USP). Fez Pós-doutorado em Artes - IA, UNICAMP. Investiga os temas: cinema e cultura brasileira; o negro e o cinema brasileiro; cinema e política; produção, inovação e mercado cinematográfico.

Gustavo Padovani, Ms., Unicamp

Gustavo Padovani é mestre em Imagem e Som pela UFSCar, especialista em Gestão em Marketing pela FGV e doutorando em Multimeios na UNICAMP. Pesquisa distribuição audiovisual e projetos audiovisuais multiplataforma. Atua como professor na UFSCar, FGV e já ministrou cursos na Mostra de Cinema de Tiradentes e no Cine SESC SP.

Fernando Cezar Esposito, Bel., Unicamp

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e em Superior do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente, é mestrando em Multimeios na Universidade Estadual de Campinas e pesquisador das áreas de Economia e Audiovisual, além de desenvolver estudos multidisciplinares envolvendo suas formações prévias. Ainda, tem experiência na área de Economia do Audiovisual, Produção Audiovisual e Roteirização Audiovisual, com premiações na área de Roteiro (NETLABTV) e Produção (Cultura Inglesa Festival).

References

ALMEIDA, Ronaldo; D’ANDREA, Tiarajú.; DE LUCCA, Daniel. Situações periféricas: etnografia comparada de pobrezas urbanas. Revista Novos Estudos Cebrap. n. 82. nov. 2008. pp.109-130.

BANET-WEISER, Sarah; CASTELLS, Manuel. Economia e cultura. In: CASTELLS, Manuel (Org). Outra economia é possível: cultura e economia em tempos de crise. Zahar, Rio de Janeiro, 2019.

BORGES, Eduardo; ZEDRON, Patrícia. Estratégia de financiamento inovadora combinando recursos públicos com financiamento coletivo: o caso do programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural. Revista BNDES, Rio de Janeiro, v. 26, n. 52, dez. 2019. pp. 7-33. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/19563>. Acesso em: 04/08/2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Vol. 1 Ed. Paz e Terra. São Paulo 1999.

CORRÊA, Alessandra. O caminho 'longo e irregular' até a retomada da economia global após a covid-19, na previsão do FMI. BBC News Brasil, 13 de outubro de 2020. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54525220>. Acesso em 06/11/2020.

EDITORIA de Estatísticas Sociais. IBGE divulga as Estimativas de População dos municípios para 2018. Agência de Notícias do IBGE. 29 de agosto de 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047>. Acesso em: 04/08/2020.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Inovação e governo local no Brasil contemporâneo. In: Pedro Jacobi; José Antonio Pinho. (Org.). Inovação no campo da gestão pública local: novos desafios, novos patamares.. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora. 2006, pp. 41-76;

_______. Disseminação de inovações e políticas públicas e espaço local. Revista Organizações & Sociedade, Salvador, v. 15, n. 45, abril-junho/2008, pp. 107-126. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10953/7879>. Acesso em: 10/09/2020.

FUNDAÇÃO Tide Setubal. Caderno Vozes Urbanas. Ano 1, vol. 1. Novembro de 2018. Disponível em: <https://fundacaotidesetubal.org.br/downloads/publicacoes/2860/caderno-vozes-urbanas-01>. Acesso em: 04/08/2020;

_______. Caderno Vozes Urbanas. Ano 2, vol. 2. Novembro de 2019. 2019a. Disponível em: <https://fundacaotidesetubal.org.br/downloads/publicacoes/2987/caderno-vozes-urbanas-02>. Acesso em: 04/08/2020;

_______. O conservadorismo e as questões sociais [recurso eletrônico]. São Paulo. 2019. 2019b. Disponível em: <https://conteudo.fundacaotidesetubal.org.br/downloadconservadorismo>. Acesso
em: 28/07/2020;

GOMES, Carlos Eduardo; LIMA, Renato Lemos; CUNHA, Marina Silva; VASCONSELOS, Marcos Roberto. Transições no mercado de trabalho brasileiro e os efeitos imediatos da crise econômica dos anos 2010. Revista Economia e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 2 (66), maio-agosto/2019, p. 481-511. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8656997/21406>. Acesso em 30/07/2020;

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LANGLEY, Paul; LEYSHON, Andrew. Platform capitalism: The intermediation and capitalisation of digital economic circulation. Finance and Society, 2016.

LAWRENCE, Thomas; DOVER, Graham; GALLAGHER, Bryan. Managing social innovation. In: DODGSON, Mark; GANN, David; PHILLIPS, Nelson. The Oxford handbook of innovation management. Oxford (UK): Oxford University Press, 2014, pp.316-334.

MOREIRA, Talita. Itaú anuncia doação de R$ 150 milhões para ajudar no combate ao coronavírus. Valor Investe – Globo. 25 de março de 2020. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/03/25/itau-anuncia-doacao-de-r-150-milhoes-para-ajudar-no-combate-ao-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 28/07/2020;

RODRIGUES, Artur. Mortes por Covid-19 têm mais relação com autônomos, donas de casa e transporte público. Folha de São Paulo. 9 de agosto de 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br./equilibrioesaude/2020/08/mortes-por-covid-19-tem-mais-relacao-com-autonomos-donas-de-casa-e-transporte-publico.shtml>. Acesso em: 18/08/2020.

Published

2021-01-28

How to Cite

DOS SANTOS CARVALHO, N.; PADOVANI, G.; ESPOSITO, F. C. SOCIAL INNOVATION WITHIN NETWORK-BASED PLATAFORMS AS A COVID-19 RESPONSE STRATEGY: THE MATCHFUNDING ENFRENTE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/564. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde