A agenda da diversidade na cultura pop: o apelo feminista das séries televisivas Supergirl e Agente Carter

Authors

  • Gabriela Machado Ramos de Almeida Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Ana Caroline Maciel Szezecinski Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901006

Keywords:

Histórias em quadrinhos, Narrativas seriadas televisivas, Diversidade, Feminismo, Supergirl e Agente Carter

Abstract

Este artigo discute o apelo feminista das séries televisivas Supergirl e Agente Carter, protagonizadas por super-heroínas mulheres e criadas a partir de personagens oriundas de histórias em quadrinhos. O trabalho aborda as transformações pelas quais vêm passando os campos do audiovisual e dos quadrinhos, com a valorização de uma agenda em favor da diversidade que opera como resposta a uma demanda colocada à produção simbólica que é própria do tempo presente. Busca-se compreender, em Supergirl e Agente Carter, o modo como a construção das protagonistas nos episódios piloto de cada série dá a ver um discurso feminista.

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Author Biographies

Gabriela Machado Ramos de Almeida, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Ana Caroline Maciel Szezecinski, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Bolsista de iniciação científica.

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Published

2018-06-22

How to Cite

RAMOS DE ALMEIDA, G. M.; SZEZECINSKI, A. C. M. A agenda da diversidade na cultura pop: o apelo feminista das séries televisivas Supergirl e Agente Carter. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 93–110, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.0901006. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/335. Acesso em: 3 jul. 2024.