“QUANTO SOFRIMENTO PARA QUE OS AVANÇOS FOSSEM FEITOS”
GÊNERO E CIÊNCIA NAS CONVERSAÇÕES SOBRE O FILME RADIOACTIVE
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p208-231Palavras-chave:
mulheres na ciência, Marie Curie, representações midiáticas, divulgação científicaResumo
Neste artigo, investigamos as percepções públicas acerca do filme Radioactive, baseado na trajetória da cientista Marie Skłodowska-Curie. Por meio da análise de conteúdo, examinamos as conversações sobre a obra na rede social Twitter, identificando três principais aspectos: cinematográficos, científicos e de gênero. Esses eixos apareceram de maneira proporcional e interligada, reforçando o potencial do longa-metragem para promover a divulgação científica e o debate das problemáticas sociais que atravessam a ciência. Destacou-se, também, a exaltação de Marie Curie enquanto mulher cientista, demonstrando que as desigualdades de gênero no campo foram discutidas não somente atreladas a seu tempo histórico, mas ao contemporâneo.
Downloads
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. O estereótipo e as diversidades. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 5, n. 13, p. 7-14, 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CARVALHO, Vanessa Brasil de; MASSARANI, Luisa. Homens e mulheres cientistas: questões de gênero nas duas principais emissoras televisivas do Brasil. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 213-232, jan./abr. 2017.
CAVALIERE, Irene. Marie Curie: pioneira da Ciência. Portal Invivo, Rio de Janeiro, 04 4 maio 2011. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1158&sid=7. Acesso em: 17 out. 2022.
CHAMBERS, David Wade. Stereotypic images of the scientist: the draw-a-scientist test. Science Education, Nova York, v. 67, n. 2, p. 255-265, 1983.
CURIE, Eve. Madame Curie: a biography. Nova Iorque: Doubleday, 1937.
DATAREPORTAL. Digital in Brazil: all the statistics you need in 2021 — DataReportal – Global Digital Insights. DIGITAL 2021: BRAZIL, 2021. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-brazil?rq=brazil. Acesso em: 17 out. 2022.
FLICKER, Eva. Between brains and breasts — women scientists in fiction film: on the marginalization and sexualization of scientific competence. Public Understanding of Science, Londres, v. 12, p. 307-318, 2003.
GONZÁLEZ GARCÍA, Marta I.; PÉREZ SEDEÑO, Eulalia. Ciencia, tecnología y género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, Buenos Aires, n. 2, jan./abr. 2002.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Apicuri/PUC-Rio, 2016.
HARAWAY, Donna. Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. Feminist Studies, College Park, v. 14, n. 3, p. 575-599, 1988.
HARDING, Sandra. “Strong objectivity”: a response to the new objectivity question. Synthese, Nova York, n. 104, p. 331-349, 1995.
HOLLANDA, Aurélio Buarque de. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Positivo, 2010.
KIRBY, David A. Science and technology in film themes and representations. In: BUCCHI, Massimiano; TRENCH, Brian (ed.). Routledge handbook of public communication of science and technology. Nova York: Routledge, 2008. p. 97-112.
KIRBY, David A. Lab coats in Hollywood: science, scientists, and cinema. Cambridge; The MIT Press, 2011.
LANG, Brent. ‘Radioactive’ director Marjane Satrapi on Hollywood sexism: ‘I’m allowed to be pissed’. Variety, [s. l.], 22 jul. 2020. Disponível em: https://variety.com/2020/film/features/radioactive-director-marjane-satrapi-sexism-1234711877/. Acesso em: 17 out. 2022.
MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCCHI, Yurij; PEDREIRA, Anna Elisa. Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico. Cadernos Pagu, Campinas, n. 56, p. 1-34, 2019.
MCROBBIE, Angela. Pós-feminismo e cultura popular: Bridget Jones e o novo regime de gênero. In: CARTOGRAFIAS estudos culturais e comunicação. Porto Alegre: PUC-RS, 2006. p. 1-10.
MEAD, Margaret; METRAUX, Rhoda. Image of the scientist among high school students: a pilot study. Science, v. 126, p. 384-390, ago. 1957.
MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima (org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002. p. 43-64.
NETFLIX. Radioactive | Site Oficial Netflix, 2019. Filme Radioactive. Disponível em: netflix.com/br/title/81168940. Acesso em: 17 out. 2022.
OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 1, p. 68-77, 2011.
RADIOACTIVE. Direção de Marjane Satrapi. Reino Unido: Studiocanal, 2019.
RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa Medeiros. Gênero e ciência na animação: análise de filmes do Festival Anima Mundi. Journal of Science Communication, Trieste, v. 18, n. 2, p. 1-17, 2019.
REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa Medeiros; RAMALHO, Marina; MALCHER, Maria Ataide; AMORIM, Luis; CASTELFRANCHI, Yurij. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-855, maio/ago. 2017.
SCHIENBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência?. Bauru: EDUSC, 2001.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
SIMÕES, Minella Luzinete. Temáticas prioritárias no campo de gênero e ciências no Brasil: raça/etnia, uma lacuna?. Cadernos Pagu, Campinas, n. 40, p. 95-140, jan./jun. 2013.
STAM, Robert. Film theory: an introduction. Malden: Blackwell Publishers, 2000.
STEINKE, Jocelyn. Cultural representations of gender and science: portrayals of female scientists and engineers in popular films. Science Communication, Washington DC, v. 27, n. 1, p. 27-63, set. 2005.
STEINKE, Jocelyn; PANIAGUA TAVAREZ, Paola Maria. Cultural representations of gender and STEM: portrayals of female STEM characters in popular films 2002-2014. International Journal of Gender, Science and Technology, Milton Keynes, v. 9, n. 3, p. 244-277, 2017.
TWITTER. About Twitter | Our company purpose, principles, leadership, 2021a. About - our company. Disponível em: https://about.twitter.com/en/who-we-are/our-company. Acesso em 17 out. 2022.
TWITTER. Como tweetar – o que é tweet, atalhos do teclado e fontes, 2021b. Central de Ajuda - como tweetar. Disponível em: https://help.twitter.com/pt/using-twitter/how-to-tweet. Acesso em: 17 out. 2022.
ZOONEN, Liesbet van. Feminist media studies. Londres: Sage, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luisa Massarani, Tatiane Leal, Amanda Rezende Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.