MODELOS DE NEGÓCIOS NO JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL

DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p151-165

Palavras-chave:

Modelos de negócios, Jornalismo Digital, Jornalismo Pós-industrial

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura sobre as principais propostas existentes para modelos de negócios no jornalismo pós-industrial. O método utilizado foi uma pesquisa em publicações científicas em português, inglês e espanhol nos anos de 2019 e 2020 que envolvam a utilização das palavras-chave: “jornalismo pós-industrial”, “instituições jornalísticas” e “modelos de negócios jornalísticos”, na Plataforma de Periódicos da CAPES. Descobriu-se que, ainda hoje, pesquisas e análises seguem a mesma linha proposta há quase uma década por Anderson, Bell e Shirky em seu relatório sobre a necessidade de adaptação ao jornalismo pós-industrial. Dessa forma, o presente artigo sintetiza as extensas pesquisas e discussões recentes em torno do tema.

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Biografia do Autor

Tiago Bernardino Souza Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba.

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Professor no Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e nos Programas de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), e Pós-Graduação em Comunicação (PPGC). Como formação, é jornalista, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2006,UFSC) e doutor em Ciências (Engenharia Elétrica, 2011, USP).

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

SOUZA SILVA, Tiago Bernardino; BECKER, Valdecir. MODELOS DE NEGÓCIOS NO JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL: DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 151–165, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p151-165. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/639. Acesso em: 22 dez. 2024.