DA TV PARA AS MÍDIAS SOCIAIS

O IMPACTO DO ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM E NO TWITTER NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA MORTE DO MENINO MIGUEL

Autores

Palavras-chave:

engajamento, mídias sociais, mediação jornalística

Resumo

Neste artigo, investigamos o engajamento do público no Instagram e no Twitter na ressignificação da mediação jornalística audiovisual da cobertura do caso da morte do menino Miguel. O tensionamento entre o engajamento em mídias sociais e o modelo de comunicação de massa se verifica pela geração de conteúdos on-line auto-organizada por meio da hashtag #justicapormiguel. O engajamento gera um sistema de respostas que ressignifica a cobertura jornalística sobre ocaso do telejornal NETV 2, da TV Globo Recife, e das reportagens da TV Jornal, do SBT Recife, acionando a circulação de novos sentidos sobre o caso nas plataformas em estudo. 

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Biografia do Autor

Adriano Austeclínio Pádua, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e mestra em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

PÁDUA, A. A.; OLIVEIRA, S. B. de. DA TV PARA AS MÍDIAS SOCIAIS: O IMPACTO DO ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM E NO TWITTER NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA MORTE DO MENINO MIGUEL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 267–290, 2022. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/633. Acesso em: 13 nov. 2024.