DA TV PARA AS MÍDIAS SOCIAIS
O IMPACTO DO ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM E NO TWITTER NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA MORTE DO MENINO MIGUEL
Palavras-chave:
engajamento, mídias sociais, mediação jornalísticaResumo
Neste artigo, investigamos o engajamento do público no Instagram e no Twitter na ressignificação da mediação jornalística audiovisual da cobertura do caso da morte do menino Miguel. O tensionamento entre o engajamento em mídias sociais e o modelo de comunicação de massa se verifica pela geração de conteúdos on-line auto-organizada por meio da hashtag #justicapormiguel. O engajamento gera um sistema de respostas que ressignifica a cobertura jornalística sobre ocaso do telejornal NETV 2, da TV Globo Recife, e das reportagens da TV Jornal, do SBT Recife, acionando a circulação de novos sentidos sobre o caso nas plataformas em estudo.
Downloads
Referências
D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador; EDUFBA, 2020. Disponível para download em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24759Acesso em novembro de 2020
EVANS, Elizabeth. Understanding engagement in transmedia culture. Oxon; New York: Routledge, 2019
GROHMANN, Rafael. Os rastros digitais na circulação de sentidos: pela desnaturalização e contextualização de dados na pesquisa em comunicação. Galáxia (São Paulo) [online]. 2019, n.42, pp.150-163. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-25532019000300150&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em novembro de 2020
GUERRA, Josenildo L.. Ensaio sobre o Jornalismo: um contraponto ao ceticismo em relação à tese da mediação jornalística. In: Congresso da Associação dos Programas de PósGraduação em Comunicação, IX, 2000, Porto Alegre/RS. Anais... Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1428.pdf. Acesso em julho de 2020
GUERRA, Josenildo L.. O percurso interpretativo na produção da notícia: verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística. 1. ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.
HIGHFIELD, T; LEAVER, T. Instagrammatics and digital methods: studying visual social media, from selfies and GIFs to memes and emoji. In. Communication Research and Practice, 2, pp. 47-62, 2016.
JENKINS, Henry; CLINTON, Katie; PURUSHOTMA, Ravi; ROBISON, Alice J.; WEIGEL,
Margaret. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Chicago, IL: John D. and Catherine T. MacArthur Foundation. 2006
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. Nova York, Londres: New York University Press, 2014.
KRIPPENDORFF, K. Metodologia de Análisis de Contenido, Barcelona: Paidós, 1990.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo: norte e sul - Manual de Comunicação. Edusp, 2001.
MATHIEU, David. The Continued Relevance of Reception Analysis in the Age of Social Media. 2015. Disponível em: https://rucforsk.ruc.dk/ws/portalfiles/portal/56534446/240_618_1_SM.pdf Acesso em 21 de novembro de 2020.
NAVAS, Eduardo. Remix theory: The aesthetics of sampling. New York: Strauss GmbH, 2012.
NAVAS, Eduardo. Re-versioning The Elements of Selectivity: Transformation and Originality after Remix, in Radical Cut-Up – Nothing is Original, ed. Luka Freiss, Amsterdam: Sternberg Press, 227 – 244, 2019.
ROGERS, R. O fim do virtual: os métodos digitais. Lumina, Juiz de Fora, v. 10, n. 3, p. 1-34, 2016. Disponível em:https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/644 Acesso em julho de 2020
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo – A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.
VAN DIJCK, J.; POELL, Thomas. Understanding Social Media Logic. 2013 Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2309065 Acesso em julho de 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.