Jornalismo Audiovisual na Internet
A TV Mídia e as Possibilidades da Informação em Rede
Palavras-chave:
WebTV, Youtube, Webjornalismo, Audivisual, Jornalismo LocalResumo
Em meio à cultura audiovisual que vivenciamos, o Youtube se constitui em um espaço onde novas formas de comunicação podem ser experimentadas. Uma delas são as WebTVs, que têm sido um meio para que a informação audiovisual seja produzida e veiculada de forma descentralizada dos veículos de comunicação tradicionais. Este trabalho apresenta alguns conceitos sobre esses espaços de produção na internet, suas características e possibilidades enquanto mais uma alternativa no fortalecimento do jornalismo de proximidade e democratização da informação, usando como estratégia de pesquisa o estudo de caso sobre a TV Mídia, primeira WebTV da Paraíba.
Downloads
Referências
BURGESS, J.; GRENN, J. Youtube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. 1ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
CAMPONEZ, Carlos. Proposta de novos pactos comunicacionais na era do Hiperlocal. In: JERÓNIMO, Pedro. (Org). Media e Jornalismo de proximidade na Era Digital. 1ª ed. Covilhã: Labcom.IFP, 2017.
CANAVILHAS, J. M. A Internet como Memória. (2004) Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-internet-como-memoria.html. Acesso em dezembro de 2018.
CANNITO, Newton. A Televisão na Era Digital – Interatividade, convergência e novos modelos de negócios. 1ª ed. São Paulo: Summus, 2010.
GANDOUR, Ricardo. Um Novo Ecossistema Informativo: Como a fragmentação digital está moldando a forma pela qual produzimos e consumimos notícias. Disponível em: https://knightcenter.utexas.edu › NewInfoEnvironmentPortugueseLink. Acesso em julho de 2019.
GOOGLE. Programa de Parcerias do YouTube: visão geral e qualificação. Disponível em: https://support.google.com/youtube/answer/72851?hl=pt-BR. Acesso em dezembro de 2019.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KILPP, Suzana. Sobre web TV pessoais/About personal web TV. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/20879. Acesso em agosto de 2019
_________, Imagens Conectivas da Cultura. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8186. Acesso em agosto de 2019.
MARQUES, Michele. Entrevista. [agosto, 2019]. Entrevistador: Hermano Ribeiro da Silva Junior. Guarabira: 2019. 1 arquivo.mp3 (17min).
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. (1964) 10ª ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
NOGUEIRA, Leila. Audiovisual Webjournalism: An analysis of news on UOL News and on TV UERJ Online. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/137. Acessado em Julho de 2019.
PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV – Manual de Telejornalismo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PUHL, P. R.; ARAÚJO, W. F. Youtube como espaço de construção da memória em rede: possibilidades e desafios. Revista Famecos, Porto Alegre, v.19, n.3, p.705-722, set.- dez. 2012.
RECUERO, R. A rede é a mensagem: Efeitos da Difusão de Informações nos Sites de Rede Social. In: VIZER, E. (Org.). Lo que Mcluhan no previó. 1ed. Buenos Aires: Editorial La Crujía, 2012, v. 1, p. 205-223. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/artigos.html. Acesso em dezembro de 2018.
YIN, Robert K; Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi – 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.