Os efeitos sonoros no seriado House M.D
Palavras-chave:
Efeito sonoro, som diegético, som não-diegético, audiovisual, seriado televisivo, seriado House.Resumo
Os efeitos sonoros são amplamente utilizados no seriado House M.D. para dar a ilusão de realidade às animações digitais que mostram o que acontece no interior do corpo humano durante uma crise, doença ou ainda como alguns medicamentos agem e (re)agem. O som diegético interno também é amplamente empregado para acrescentar dramaticidade aos efeitos visuais de imagens alteradas que expressam alucinações ou confusões sensoriais dos pacientes.Downloads
Referências
ALLRATH ET ALUI, Gaby; GYMNICH , Marion; SURKAMP, Carola. Towards a Narratology of TV Series. In: ALLRATH, Gaby. Narrative strategies in television series. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2005. Disponível em: <http://www.abmt.
unibas.ch/~hagen/SS2007/Material/2798AllrathTVSeriesNarratology.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2010.
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons: a nova cultura oral. São Paulo, Cortez, 1994.
AUMONT, Jacques (org). A estética do filme (trad. Marina Appenzeller). Campinas: Papirus, 1995.
BARBOSA, Álvaro. O Som em Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção. Escola das Artes – Som e Imagem, 2000/01, Universidade Católica Portuguesa. Disponível em <http://www.abarbosa.org/docs/som_para_fi ccao.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2010.
BORDWELL, D.; THOMPSON, Kristin. Film Art: An Introduction. New York, McGrawHill, 1985.
BURCH, Noël. Sobre a utilização estrutural do som. In: Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.
DOANE, Mary Ann. A voz do cinema: a articulação de corpo e espaço. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. São Paulo: GRAAL, 1983.
MANZANO, Luiz Adelmo Fernandes. Som e imagem no cinema: a experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MITELLL, Jason. Genre and Television. From Cop Shows to Cartoons in American Culture. New York: Routledge, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal - aplicações na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras/Fapesp , 2005.
SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
SILVA, Marcia Regina Carvalho da. De olhos e ouvidos bem abertos: uma classificação dos sons do cinema. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 05 a 09 de setembro de 2005, Rio de Janeiro, Anais... Disponível em: <http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/NAU> Acesso em 12 jun. 2010.
XAVIER, Ismail. (org.). A Experiência do Cinema. 1 ed. Rio de Janeiro, 1983.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.