Uso das tecnologias digitais na tv: O deslocamento de espaço e tempo e a fragmentação da notícia
Palavras-chave:
Televisão. Tecnologias digitais, Fragmentação, Espaço, TempoResumo
Por meio de revisão bibliográfica, este artigo faz uma reflexão sobre a desterritorialização do espaço televisivo e a noção de deslocamento do tempo a partir da inserção da televisão no mundo digital. O estudo levantou que as mudanças da TV revelam uma estética marcada pela fragmentação da vida moderna, característica que se reflete também na notícia. A ampliação do uso das tecnologias digitais aumentou as possibilidades de atuação e de divulgação do conteúdo da televisão, somado ainda à experiência multitelas com o advento dos dispositivos móveis. Nesse cenário contemporâneo da Era Digital, os assuntos fragmentados ganham outros espaços numa velocidade cada vez maior.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidad líquida. Argentina: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2004.
BIRMAN, Joel. Muitas felicidades?!: O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: FREIRE FILHO, João (Org.) Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
CAJAZERA, Paulo Eduardo Silva Lins (2014). A audiência convergida do telejornal nas Redes Sociais. 97 f. Tese (Pós-doutorado em comunicação) – Laboratório de Comunicação Online do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Portugal, 2014.
CANAVILHAS, João. Jornalismo para dispositivos móveis: informação hipermultimediática e personalizada. Atas do IV CILCS - Congreso Internacional Latina de Comunicación, 2012.
CANNITO, Newton Guimarães. A TV 1.5 – a televisão na era digital. São Paulo – SP: [s.n], 2009.
DELARBRE, Raúl Trejo. Internet como expresión y extensión del espacio público. 2009. Disponível em: <http://lared.wordpress.com/2010/09/15/internet-como-expresion-y-extension-del-espacio-publico>. Acesso em: 08 nov 2014.
FARO, José Salvador. Tecnologias digitais e pontilhamento discursivo. In: SQUIRRA, Sebastião (Org.). Ciber Mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. Porto Alegre: Buqui, 2012.
FINGER, Cristiane; RANZAN, Bruna. Telejornalismo Mobile: um estudo sobre a recepção das noticias no celular pelo público adultos/idosos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXVII, 2014, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Foz do Iguaçu: Intercom, 2014.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
HABERMAS, Jüergen. “Towards a United States of Europe”. Discurso ao receber o prêmio Bruno Kreisky na Universidade de Viena em 9 de março de 2006. Parágrafo traduzido do inglês. Disponível em: http://www.signandsight.com/features/676.html. Acesso em: 24 nov 2014.
HEIDEGGER, Martin. El ser y El tiempo. México: Fondo de Cultura Economica, 1986.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MAGALHÃES, Cláudio Márcio. Não há segunda tela sem a primeira: 7 razões porque a TV não vai desaparecer. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXVI, 2013, Manaus, AM. Anais... Manaus: Intercom, 2013.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: The Mit Press, 2001.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia. Universidade Federal de Santa Catarina, v. 2, n. 1, 2005.
SILVA, Marcos Paulo da. Perspectivas históricas da análise da noticiabilidade. In: SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDES, Mario Luiz (Orgs.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.
VIVO, José Manuel Noguera. Redes sociales móviles y contenido generado por el usuário. In: AGUADO, Juan Miguel; FEIJÓO, Claudio; MARTINEZ, Inmaculada J. (Coords.) La comunicación móvil: hacia um nuevo ecosistema digital. Barcelona, Espanha: Ed. Gedisa, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.