A Inversão de Papéis na Publicidade Digital: o interlocutor como principal emissor de conteúdos
Palavras-chave:
Publicidade, público-alvo, Colírios CaprichoResumo
O presente trabalho intenta analisar o papel do público-alvo na emissão de conteúdos publicitários a partir do programa Colírios Capricho, veiculado, ao mesmo tempo, no canal do Youtube e na MTV, realizado por meio da convergência entre Internet e televisão. Assim, observaremos como a Publicidade se apropria do conteúdo veiculado pelos usuários das mídias digitais e como tais mídias mudaram a lógica da publicidade televisiva. Análises preliminares nos permitem afirmar que a participação do público é imprescindível por disseminar grande parte dos conteúdos do programa nas diversificadas mídias sociais, ainda que sem fins lucrativos.Downloads
Referências
BURGESS, Jean. Youtube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
PATRIOTA, Karla R. M. P.; PIMENTA, Rodrigo Duguay da Hora. Da mída 2.0 para a mídia 3.0: perspectivas da próxima onda na web. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1902-1.pdf Acesso em: 15 abr. 2013.
SAAD, Beth. Estratégias 2.0 para a mídia digital: internet e informação e comunicação. São Paulo: Editora Senac, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SCHRODER, Kim; VESTERGAARD, Torben. A linguagem da propaganda. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VANOYE, Francis. Uso da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.