Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência

Autores/as

  • Daiana Maria Veiga Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Convergência, Social TV, Televisão. Segunda Tela, Engajamento, Comportamento da Audiência

Resumen

O artigo tem o objetivo de discutir o recente fenômeno chamado Social TV e analisar como o mesmo tem contribuído para a divulgação da série Pretty Little Liars. Fruto do novo ecossistema de conectividade que vivemos, a Social TV modifica as métricas da audiência, o nível de participação do público, as narrativas, a recepção do espectador e traz de volta o appointment television. A produção norte-americana Pretty Little Liars representa o encontro de três pontos fundamentais para o engajamento dos sujeitos midiáticos e a sinergia entre o backchannel e a TV.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiana Maria Veiga Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Minas (2011), e pós graduanda em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Dedica-se à pesquisa em fenômenos da Cultura da Convergência, Social TV e Second Screen, também é membro do grupo de estudos e projetos EraTransmídia dos Inovadores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Metodista de São Paulo (2013).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou o livro A poética televisual de Samuel Beckett (2009) e as coletâneas Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008), Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012).

Citas

BROZEK, Melanie, #PrettyLittleLiars: How Hashtags Drive The Social TV Phenomenon, Salve Regina University. Disponível em <http://digitalcommons.salve.edu/pell_theses/93/>. Acesso em: jul. 2013.

BULKELEY, William M. Ten Breakthrough Technologies.MIT Technology Review, mai./jun. 2010. Disponível em: <http://www2.technologyreview.com/article/418541/tr10-social-tv>. Acesso em: 21 abr. 2012.

CANNITO, Newton. A televisão na era digital – interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Plexus, 2010.

EDELSBURG, Natan. Inside look at HBO’s social TV strategy for ‘Game of Thrones’, Lost Remote, Disponívelem: <http://lostremote.com/inside-look-at-hbos-social-tv-strategy-for-game-of-thrones_b27683> .Acessoem: abr. 2012

GODLEY, Chris. HR’s Social Media Poll: How Facebook and Twitter Impact the Entertainment Industry, Hollywood Reporter, Disponível em: <http://www.hollywoodreporter.com/gallery/facebook-twitter-social-media-study-302273#19> .Acessoem: abril. 2012

IMDB.Pretty Little Liars, TV Series. Disponível em <http://www.imdb.com/title/tt1578873/>. Acesso em: jun. 2012

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: ALEPH, 2008.

LENSMAN,Kitty. Digital TV, Thinktv.org. Disponível em <http://www.thinktv.org/onair/schedule/digital-tv>. Acesso em: jun. 2011

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel & SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

New study confirms correlation between Twitter and TV ratings, Nielsen. Disponível em: <http://www.nielsen.com/us/en/newswire/2013/new-study-confirms-correlation-between-twitter-and-tv-ratings.html>>.Acesso em: abr. 2013

PROULX, Mike ; SHEPATIN Stacey.Social TV – How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web,social media, and mobile, New Jersey: John Wiley & Sons Inc, 2012.

ROSE, Frank. The Art of Immersion: How the Digital Generation Is Remaking Hollywood, Madison Avenue, and the Way We Tell Stories. New York: W W Norton & Company, 2011.

Stransky, Tanner.The Surprising Power of Pretty Little Liars: How this Twisty Over-the-Top Teen Mystery is Changing TV , ENTERTAINMENT WEEKLY, Nova Iorque, Março, 2013 ed. 1248.

TANNER, Christy. The Value of Social TV Impressions, TVNextConference. Disponível em:<http://issuu.com/tvguidemarketing/docs/socialtvimpressions?

mode=window&backgroundColor=%23222222> .Acesso em: fev. 2012

The follow-back: understanding the two-way causal influence between Twitter activity and TV viewership, Nielsen.Disponível em:<http://www.nielsen.com/us/en/newswire/2013/the-follow-back--understanding-the-two-way-causal-influence-betw.html> .Acesso em: ago. 2013

TRIPODI, Joe. Coca-Cola Marketing Shifts fromImpressionstoExpressions, Harvard Business Review, Disponível em: <http://blogs.hbr.org/cs/2011/04/coca-colas_marketing_shift_fro.html>>.Acesso em: out. 2012

BIBEL,Sara. Tuesday Cable Ratings: ‘Storage Wars’ Wins Night, ‘Teen Mom’, ‘Pretty Little Liars’, ‘White Collar’,’Dance Moms’, ‘Face Off’ & More, By The Numbers. Disponível em: <http://tvbythenumbers.zap2it.com/2012/08/22/tuesday-cable-ratings-storage-wars-wins-night-teen-mom-pretty-little-liars-white-collardance-moms-face-off-more/145736/>. Acesso em: ago. 2012.

KONDOLOJY, Amanda. Tuesday Cable Ratings: ‘Teen Mom’ Wins Night, ‘Storage Wars’, ‘Pretty Little Liars’, ‘White Collar’, ‘Hardcore Pawn’ & More, By The Numbers. Disponível em:<http://tvbythenumbers.zap2it.com/2012/08/29/tuesday-cable-ratings-teen-mom-wins-night-storage-wars-pretty-little-liars-white-collar-hardcore-pawn-more/146608/>. Acesso em: ago. 2012

Twitter TV Audience Snapshot, Aug. 20 - Aug. 26, 2012, Social Guide Intelligence. Disponível em: <http://sgi.socialguide.com/twitter_tv_rankings>. Acesso em: ago. 2012

Twitter TV Audience Snapshot, Aug. 27 - Sep. 2, 2012, Social Guide Intelligence. Disponível em: <http://sgi.socialguide.com/twitter_tv_rankings>. Acesso em: ago. 2012

Publicado

2013-12-15

Cómo citar

MARIA VEIGA SIGILIANO, D.; BORGES, G. Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 106–119, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/148. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.