Social TV: the synergy between hashtags and ratings

Authors

  • Daiana Maria Veiga Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

Convergência, Social TV, Televisão. Segunda Tela, Engajamento, Comportamento da Audiência

Abstract

The article aims to discuss the recent phenomenon called Social TV and analyze how it has contributed to the release of the series Pretty Little Liars. As a result of the new ecosystem of connectivity we live in, Social TV modifies audience metrics, audience participation level, narratives, viewer reception, and brings back the appointment television. The American production Pretty Little Liars represents the meeting of three fundamental points for the engagement of the media subjects and the synergy between the backchannel and the TV.

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Author Biographies

Daiana Maria Veiga Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Minas (2011), e pós graduanda em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Dedica-se à pesquisa em fenômenos da Cultura da Convergência, Social TV e Second Screen, também é membro do grupo de estudos e projetos EraTransmídia dos Inovadores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Metodista de São Paulo (2013).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou o livro A poética televisual de Samuel Beckett (2009) e as coletâneas Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008), Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012).

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Published

2013-12-15

How to Cite

MARIA VEIGA SIGILIANO, D.; BORGES, G. Social TV: the synergy between hashtags and ratings. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 106–119, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/148. Acesso em: 3 jul. 2024.