Produção de conteúdos virtuais participativos: entre a informação, o espetáculo e a manipulação
Palavras-chave:
Jornalismo participativo, Espetáculo, TwitterResumo
Coberturas jornalísticas em tempo real, envio de informações do local do acontecimento a partir de plataformas móveis estão sendo postas em prática por organizações jornalísticas internacionais, nacionais e regionais. Por outro lado, há também a produção jornalística em microblogs feita por amadores, cidadãos-repórteres ou produsers, denominada jornalismo participativo e webjornalismo participativo. Assim, o artigo trabalha com duas vertentes: a primeira é questionar se a prática do cinegrafista amador é considerada notícia ou produto espetacular e se isso modifica as rotinas produtivas desses vídeos enviados pelos internautas. A segunda indicia a produção colaborativa como uma estratégia de fidelização dos clientes às empresas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.