Edições anteriores
-
Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual - Parte 2
v. 15 n. 1 (2024)Esta edição traz a segunda parte do dossiê "Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual", que busca reunir trabalhos que ampliem a compreensão sobre as implicações éticas, estéticas, produtivas e culturais da interseção entre a criatividade e narrativas de IA. São debatidas pesquisas e práticas que estão forjando novas fronteiras da comunicação e artes, com o uso potencial das imagens e narrativas de IA, em todas as áreas do audiovisual, sem distinção.
-
Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual - Parte 1
v. 14 n. 3 (2023)Esta edição traz a primeira parte do dossiê "Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual", que busca reunir trabalhos que ampliem a compreensão sobre as implicações éticas, estéticas, produtivas e culturais da interseção entre a criatividade e narrativas de IA. São debatidas pesquisas e práticas que estão forjando novas fronteiras da comunicação e artes, com o uso potencial das imagens e narrativas de IA, em todas as áreas do audiovisual, sem distinção.
-
v. 14 n. 2 (2023)
É com satisfação que anunciamos o mais novo número da Revista GEMInIS (v. 14, n. 2), uma edição especial por ser a primeira do periódico vinculada ao Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma – PPGCOM/UFSCar, recém aprovado pela CAPES, na área de Comunicação e Informação. Neste número são apresentados trabalhos sobre diferentes temas do campo da comunicação e audiovisual, abrangendo pesquisas sobre televisão, filmes, narrativas seriadas, práticas de fãs nas redes sociais, videogames, e-sport e ensino de roteiro. São estudos que, em seu conjunto, trazem abordagens exploratórias a respeito de fenômenos comunicativos contemporâneos.
-
v. 14 n. 1 (2023)
Está online mais um número da Revista GEMInIS, com artigos que discutem temáticas relacionadas aos estudos de mídia e plataformas, compreendendo televisão e streaming, indústria de jogos digitais, políticas para produção de conteúdo XR, jornalismo, campanhas eleitorais e produção de conteúdo para internet. Um mosaico de pesquisas que busca compreender questões que atravessam as práticas comunicativas contemporâneas.
-
Dossiê: LINK2022 Journal - A Pesquisa Practice-led em Comunicação e Design - Coleção Vol. 2
v. 13 n. 3 (2022)Kia ora
Temos o prazer de apresentar o segundo volume do Dossiê LINK2022 Practice-led research In Communication Design. Nesta edição trazemos outros sete artigos originais selecionados a partir das apresentações de pesquisadores do Brasil, Nova Zelândia e Tailândia realizadas no LINK 2021 – International Conference in Practice-led research in Art, Communication and Design. A conferencia atraiu cerca de 400 participantes individuais de 19 países e os editores selecionaram os melhores trabalhos para a submissão de um text que pudesse dar profundidade as ideias introduzidas na conferencia e disponíveis no LINK YouTube Channel aqui: https://www.youtube.com/channel/UCeb2Wvf0qBNS5Hi0E60iXxg.A primeira parte do segundo volume aborda a questão das plataformas nos festivais de cinema, no Tik Tok e nas práticas de crunch time na produção de videogames. Já a segunda parte tem como foco o ensino em Design, por meio de estudos de casos e práticas docentes que abordam noções como interdisciplinaridade, pensamento crítico, visualidade e materialidade.
Os textos desse volume formam, assim, um amplo, rico e diverso panorama sobre abordagens de pesquisas orientadas para a prática na contemporaneidade. Dessa forma, os artigos tanto demonstram o potencial destas abordagens, como estimulam novas pesquisas que ampliem as potencialidades deste campo de crescente relevância e interesse da comunidade acadêmica. Esta versão bilingue reforça o compromisso do LINK Practice-led Research group em promover os projetos e metodologias utilizadas na pesquisa guiada pela pratica, com especial interesse em epistemologias do Sul Global.
Ngā manaakitanga
-
Dossiê: LINK2022 Journal - A Pesquisa Practice-led em Comunicação e Design - Coleção Vol. 1
v. 13 n. 2 (2022)Kia ora
Temos o prazer de apresentar o primeiro volume do Dossier LINK2022 Practice-led research In Communication Design. Esta coleção oferece um panorama atualizado de como a pesquisa conduzida pela prática foi incorporada à academia para desafiar os pressupostos sobre novas formas de investigar e comunicar novos conhecimentos por meio da prática artística. Esta coleção é resultado de uma parceria internacional entre o LINK Practice-led Research Group da Auckland University of Technology - AUT, em Aotearoa, Nova Zelândia, o Journal GEMInIS da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e a Universidade Anhembi Morumbi.
Este primeiro volume apresenta uma coleção de dez artigos originais selecionados a partir das apresentações mais originais submetidas à LINK 2021 International Conference in Practice-led research in Art, Communication and Design. Os Editores dos Dossiês pediram aos principais apresentadores que expandissem sua presença na forma de um artigo acadêmico completo inédito. Esses manuscritos avançam abordagens históricas, contextuais e filosóficas para demonstrar a geração de novos conhecimentos que só podem ser obtidos através da prática.
Nga manaakitanga
Editores do Dossiê LINK2022 -
Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem - Parte 2
v. 13 n. 1 (2022)Com grande alegria apresentamos a continuidade do Dossiê “Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem”. A primeira parte foi publicada em 2021 e, agora, em 2022 compartilhamos a segunda parte que é composta de sete textos que, igualmente à primeira parte, demonstram a diversidade de temáticas que emergem de discussões teóricas ou aplicadas ao campo do audiovisual e das mídias em interface com outros campos dos estudos da linguagem, evidenciando a emergência de reflexões que considerem as produções audiovisuais em formatos acessíveis para as pessoas com deficiência.
-
Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem - Parte 1
v. 12 n. 3 (2021)Como um dos frutos desse duplo movimento de ampliação de direitos e de pesquisas sobre tradução audiovisual acessível (TAVa), apresentamos o dossiê “Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem”. O dossiê representa a expansão de pesquisas voltadas TAVa em diálogo com campos estratégicos como o dos Estudos da Tradução, Estudos da Interpretação, Estudos do Audiovisual, Linguística Aplicada e Educação, o que releva a transversalidade e con-temporaneidade da temática.
-
Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais - Parte 2
v. 12 n. 2 (2021)Concebido na empolgação das invenções mecanizadas, o cinema, sua linguagem e a proeza de projetar imagens em movimento continuou a se expandir no fluxo do desenfreado avanço tecnológico. Nesse percurso, imagens em movimento (hoje denominado de audiovisual) se desdobraram em diversos formatos, canais de distribuição, modos de captação, sem se desvincularem de sua matriz de linguagem, o próprio cinema. O vultuoso número de trabalhos que recebemos para compor os dois volumes desse dossiê confirma isso, permitindo que ofereçamos a leitura de uma amostra de tantos bons trabalhos nesse vasto universo. Nosso convite é para que você, leitor, se nutra dos conteúdos oferecidos nas próximas páginas e estabeleça o diálogo com os artigos sob um olhar crítico, em direção à produção de novos conhecimentos.
-
Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais - Parte 1
v. 12 n. 1 (2021)A narrativa seriada, embora exista desde o início da história do cinema e da televisão, deixou de ser um produto de entretenimento de menor valor, no século XXI, para se tornar de grande prestígio, revendo temáticas, personagens e estratégias estruturais inusitadas. Esse fenômeno cultural refletiu no conjunto dos artigos desse dossiê temático “Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais”. A produção seriada se mostrou relevante no rol das pesquisas sobre roteiro, visto o número significativo de artigos sobre o tema, que será tratado em dois volumes, sendo o segundo publicado no próximo número da Revista GEMInIS. Nesse primeiro volume, apresentamos dez artigos que demonstram o grau de importância do Roteiro Audiovisual no ecossistema em que se insere a narrativa audiovisual atual e as demandas sobre a produção de conhecimento a seu respeito.