Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos

Autores

  • Natália Aly Menezes TIDD/PUC

Palavras-chave:

Cinema, novas mídias, interatividade, tecnologia, ambientes imersivos.

Resumo

O texto “Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos”, sintetiza a pesquisa  de-senvolvida pela autora, como projeto de Pós-Graduação no curso Tecnologia da Inteligência e Design Digital – PUC-SP. A pesquisa busca reunir uma análise atenciosa diante da entrada da tecnologia di-gital, tecnologia esta que interfere inevitavelmente na linguagem cinematográfica, e não apenas em sua estética. Com a abertura do mundo dos números binários (código das informações computacionais), e a possibilidade de digitalização da imagem, o que era matéria se desmaterializa e infinitas possibilidades criacionais surgem, inclusive, abrindo portas para experimentar o cinema de maneira expandida. No-vas formas de construção narrativa, nova relação espectador-cinema, um novo tempo e espaço, novas formas de significações; tudo pode sofrer alterações. O texto parte de estudos feitos com base em teóri-cos como Peter Weibel, Jeffrey Shaw, Lev Manovich, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIXON, Wheeler W., (2000) – The second century of cinema: the past and the future of moving image, 1º ed., Nova York, USA, State University of New York Press, ISBN- 0-7914-4515-1, 286 pp.

GOSCILA, Vicente, (2008) - Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas, 1º ed., São Paulo, Brasil, Senac Editora, ISBN-9788573597110, 280 pp.

MACHADO, Arlindo, (1995) – Pré-cinema e pós-cinema, 4º ed., Sunderland, USA , Sinauer Associates Inc, ISBN-13: 9780878933082, 659 pp.

MACIEL, Kátia (org.), (2009) – Transcinemas, 1º ed., Rio de Janeiro, Brasil, Contra Capa Livraria, ISBN-978-85-7740-009-3, 431 pp.

MARCHESSAULT, Janine e LORD, Susan (org.), (2008) – Fluid screen, Expanded cinema, 2º ed., Toronto, Canadá, Univerity of Toronto Press, ISBN- 978-0-8020-9297-7, 331 pp.

MARTIN, Marcel, (2009) – A linguagem cinematográfica, 2º ed., São Paulo, Brasil, Brasiliense, ISBN-85-11-22027-5, 279 pp.

MURRAY, Janet, (2003) - Hamlet no Holodeck - O Futuro da Narrativa no Ciberespaço, 1º ed., São Paulo, Brasil, Editora Unesp, ISBN-8571394962, 286 pp.

TRYON, Chuck, (2009) – Reinventing cinema: movies in the age of media convergence, 2º ed., USA, Rutgers University Press, ISBN- 978-0-8135-4546-2, 215 pp.

XAVIER, Ismail, (1977) – O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência, 4º ed.,

Rio de Janeiro, RJ, Editora Paz e Terra, ISBN-8577530779, 151 pp.

Artigos ou capítulos de livros

BRAGA, Eduardo Cardoso – “A interatividade e a construção do sentido no ciberespaço”:

LEÃO, Lúcia (org.) , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo,

, 125-131, ISBN: 85-7359-420-9

LUNENFELD, Peter – “Os mitos do cinema interativo”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 365-384, ISBN: 85-7359-420-9

MILES, Adrian – “Paradigmas cinemáticos para o hipertexto”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 147-164, ISBN: 85-7359-420-9

OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves – “Cibercultura, cultura audiovisual e sensorium juvenil”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 495-504, ISBN: 85-7359-420-9

SHAW, Jeffrey – “O cinema digitalmente expandido: o cinema depois do filme”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 353-364, ISBN: 85-7359-420-9

WEIBEL, Peter – “Teoria narrada: projeção múltipla e narração múltipla”: LEÃO, Lúcia , ed., O chip e o caleidoscópio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003, 331-352, ISBN: 85-7359-420-9

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

MENEZES, Natália Aly. Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 198–214, 2011. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/89. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.