ALÉM DA BANDEIRA QUADRICULADA
UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA SÉRIE DOCUMENTAL F1: DRIVE TO SURVIVE
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p99-123Palavras-chave:
Narrativa, Linguagem cinematográfica, Fórmula 1Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar como se apresenta, do ponto de vista fílmico, a construção narrativa da série documental “F1: Drive to Survive”, da Netflix. Desta forma, este trabalho, que se particulariza pelo uso das pesquisas Básica, Exploratória, Bibliográfica, Estudo de Caso e Qualitativa, elencou screenshots que, em seguida, foram analisados a partir da Retórica da Imagem, de Barthes (1990). Ao fim do trabalho, constatou-se, a partir das análises realizadas, que a construção narrativa e os elementos cinematográficos presentes na série buscaram evidenciar, de muitas formas, os conflitos presentes na temporada 2021 da categoria automobilística, a qual consagrou o primeiro título do piloto Max Verstappen, da Red Bull Racing.
Downloads
Referências
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, teatro e música. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1990.
BARTHES, R. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, R. et al. Análise Estrutural da Narrativa. [7. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 19-52.
BATALHA DE GIGANTES (temporada 4, ep. 1). F1: Drive to Survive [Seriado]. Direção: Martin Webb. Produção: Nonuk Walter. Reino Unido: Netflix, 2022. 39 min., color.
BONITZER, P. Voice. In: WILSON, D. Cahiers du cinéma. Routledge: Londres, 1977.
CORRIDA DIFÍCIL (temporada 4, ep. 10). F1: Drive to Survive [Seriado]. Direção: Martin Webb. Produção: Nonuk Walter. Reino Unido: Netflix, 2022. 46 min., color.
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. [7. ed]. São Paulo: Ática, 1991.
GENETTE, G. Fronteiras da narrativa. In: BARTHES, R. et al. Análise Estrutural da Narrativa. [7. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 265-284.
GENETTE, G. Narrative Discourse - an essay in method. Ithaca, NY: Cornell University, 1980. p. 285.
GRILO, J. M. As lições do cinema: manual de filmologia. Lisboa, 2007. 13 p.
LESTER, J. N. Introduction to Special Issue: Qualitative Research Methodologies and Methods for Theory Building in Human Resource Development. Human Resource Development Review, vol. 22, no. 1, 2023, p. 7-14.
LIMA, E. S. Forma e Sentido: a personagem narrativa em foco. Estudos semióticos. Número 4, São Paulo, 2008.
MCBRIDE, N. K. Reflexivity in the Field Encounter in Qualitative Research: Learning from Gadamer. Qualitative Research Journal, vol. 23, no. 1, 2023, p. 27-40.
METZ, C. A grande sintagmática do filme narrativo. In: BARTHES, R. et al. Análise Estrutural da Narrativa. [7. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 210-217.
MOMENTO DECISIVO (temporada 4, ep. 3). F1: Drive to Survive [Seriado]. Direção: Martin Webb. Produção: Nonuk Walter. Reino Unido: Netflix, 2022. 47 min., color.
MITCHELTREE, C. M. Towards a Sense of Urgency for Innovation Realization: A Case Study on Complacency Asymmetries in Interorganizational Relations. Journal of Innovation and Entrepreneurship, vol. 12, no. 1, 2023.
NUNES, B. O tempo na narrativa. São Paulo, SP: Ática, 1988. p. 84.
PRONTOS PARA A BRIGA (temporada 4, ep. 9). F1: Drive to Survive [Seriado]. Direção: Martin Webb. Produção: Nonuk Walter. Reino Unido: Netflix, 2022. 52 min., color.
REALES, L.; CONFORTIN, R. S. Introdução aos Estudos da Narrativa. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011. 106 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mateus Arthur Specht, Mauricio Barth

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.