IA E PRODUÇÃO ACADÊMICA

UM AUTOENSAIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p173-180

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Produtividade, Produção Acadêmica

Resumo

Neste autoensaio, descrevo minha experiência, até agora, com ferramentas de inteligência artificial (IA) na produção acadêmica. Algumas aplicações de IA tem sido úteis para  traduções e revisões de textos acadêmicos, além da geração de animações para video abstracts de divulgação científica. Já o ChatGPT, que uso para explorações iniciais sobre temas e para notas de rodapé, ainda apresenta limitações e inconsistências, necessitando revisões e ajustes até a redação final. A IA, embora se configure como recurso valioso para pesquisadores, não  substitui a capacidade humana de estabelecer conexões entre o mundo real e a literatura. Portanto, encorajo uma abordagem equilibrada em seu uso na produção acadêmica.

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Biografia do Autor

Marta Machado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora adjunta e atual coordenadora do Curso de Cinema da UFSC. Doutora em Administração Pública pela FGV/EAESP. Pesquisadora na área de produção audiovisual, indústria criativa, metodologias de pesquisa e produção acadêmica e ensino audiovisual.

Referências

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

MACHADO, Marta. IA E PRODUÇÃO ACADÊMICA: UM AUTOENSAIO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 173–180, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p173-180. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/809. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual

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