O ESTRANHO MUNDO DE TIM BURTON CHEGA AO STREAMING
UMA ANÁLISE DA VISUALIDADE EXPRESSIONISTA DE WANDINHA
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p187-198Palavras-chave:
Expressionismo alemão, Visualidade, Tim BurtonResumo
Consagrado como um dos grandes diretores do cinema contemporâneo, desde o início de sua carreira Tim Burton apresentou uma estética singular, que foge dos padrões de Hollywood. Para compreender melhor a riqueza da visualidade do diretor e como ele a constrói em seu mais recente sucesso, Wandinha (2022), o presente artigo irá fazer uma breve abordagem de suas principais obras à luz da influência do Expressionismo alemão e uma análise mais aprofundada da nova série da Netflix.
Downloads
Referências
ANDRADE, Ana Lúcia. “Intertextualidade no cinema de Tim Burton”. In: Avanca Cinema International Conference 2014. Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014 (pp. 736-741).
EBERT, R. Burton’s dreamy “nightmare”. Chicago Sun-Times. http://www.timburtoncollective.com/articles/nmbc8.html. . Acesso em 02/02/2023
NAZARIO, L. Aula 07 – A estética expressionista de Tim Burton. Disciplina O cinema mudo contemporâneo. Programa de Pós-Graduação em Artes, UFMG, 2021/2022.
VICENTINI, Eduardo. O silêncio e a sintaxe fílmica. Pernambuco: Editora UFPel, 2020.
PERRIN, Elizabeth. Tim Burton guides to the screen another tale from the dark side. The Chigago Sun-times. http://www.timburtoncollective.com/articles/nmbc16.html. Acesso em 02/02/2023
SOARES, Anna Claudia. O Gabinete do Dr. Tim Burton: estilo e Expressionismo Alemão em Vincent (1982) e A Noiva Cadáver (2005). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens – Universidade Tuiuti do Paraná, 2019
LEITE, Gabriela; ALVES, Mariana. Sobre a possibilidade de os filmes comerciais apresentarem características de “filmes de arte” a partir do trabalho do diretor Tim Burton. In: Revista Anagrama. Ano 1, 3ª ed. São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Oliveira Teixeira de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.