CAMPANHAS ELEITORAIS MULTIPLATAFORMAS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p121-148Palavras-chave:
convergência, campanhas eleitorais, HGPEResumo
Na era da convergência das mídias, os eleitores são abordados por múltiplas plataformas e a cultura popular vem influenciando o modo como as campanhas cortejaram seus eleitores. Nesta pesquisa analisamos as mudanças institucionais das campanhas eleitorais à luz das mudanças em sistemas de comunicação e normas culturais. A estratégia metodológica é a análise de conteúdo dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na TV e das postagens dos candidatos ao governo do estado de São Paulo em suas páginas oficiais na rede social Facebook durante o pleito de 2018.
Downloads
Referências
CERVI, Emerson; MASSUCHINI, Michele. HGPE e Formação da opinião pública no Brasil: Análise das estratégias dos principais candidatos à presidência da república em 2010. Trabalho apresentado no IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR. Belo Horizonte, 4 a 6 de maio de 2011.
FIGUEIREDO, Marcus; ALDÉ, Alessandra; DIAS, Heloisa; JORGE, Vladimyr L. Estratégia de Persuasão em Eleições Majoritárias: Uma proposta metodológica para o estudo da propaganda eleitoral. Rio de Janeiro: Série 100 estudos, IUPERJ, 1998.
IASULAITIS, Sylvia. Web 2.0, interatividade e marketing político na internet: enquadramentos teóricos. In: DALBOSCO, Vagner (org.). Elementos de comunicação e marketing político. Chapecó, SC: Argos, 2016.
IASULAITIS, Sylvia; SILVA, Elielson Carneiro; SELEGHIM, Ariane; VIEIRA, Aiane. HGPE em tela: uma análise da propaganda televisiva durante o pleito eleitoral no estado de São Paulo em 2018. In: GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO ELEITORAL (org.). Eleições estaduais nas capitais brasileiras em 2018. Ebook. Universidade Federal do Paraná, 2019.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEAL, Paulo Roberto Figueira; VIEIRA, Mário Braga M. H. O fenômeno da personalização da política: Evidências comunicacionais das campanhas de Dilma e Serra em 2010. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 4, n. 1 e 2, p. 41-50, jan./dez. 2009.
MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 29, ano 10, p. 5-34, out. 1995.
MANCINI, Paolo; SWANSON, David L. Politics, Media and Modern Democracy: an International Study of Innovations in Electoral Campaigning and their Consequences. Westport, London: Praeger, 1996.
MASSAROLO, João; MESQUITA, Dario; PADOVANI, Gustavo. Live transmídia: as novas formas de produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas. In: LADEIRA, João Martins (org.). Televisão e cinema: o audiovisual contemporâneo em múltiplas vertentes. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e imagem, 2018.
NORRIS, Pippa. Democratic Deficit: Critical Citizens Revisited. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
PANKE, Luciana; IASULAITIS, Sylvia. Mulheres no poder: aspectos sobre o discurso feminino nas campanhas eleitorais. Campinas: Opinião Pública, vol. 22, nº 2, agosto, 2016.
SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo, democracia. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1961.
STEIBEL, Fabro. Campanha negativa: construindo o objeto de estudo. Revista Contemporânea, n.5, 2005.
WILCOX, Dennis L.; CAMERON, Glen T. Public Relations: Strategies and Tactics. Glenview: Pearson Education, Inc., 2012, 10º Edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sylvia Iasulaitis, Aiane Oliveira Vieira, Ariane Duarte Seleghim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.