Mídia, participação e entretenimento em tempos de convergência
Resumo
Aprendi com C. S. Peirce a praticar a ética da terminologia. De acordo com esse autor, muitas das discordâncias e desavenças intelectuais são provocadas porque as mesmas palavras são compreendidas com sentidos diversos pelos oponentes, sem que eles se deem conta disso (CP 2.219-226). Portanto, para evitar equívocos desnecessários, tratarei de apresentar o entendimento que tenho de cada um dos termos de que o título deste artigo se compõe para, então, colocá-los em correlação. Isso também se justifica porque cada um desses termos funciona como índice que direciona para o contexto de sua emergência histórica, o que é fundamental para a compreensão dos modos como mídia, participação e entretenimento se encontram hoje interseccionados.Downloads
Referências
BENTES, Ivana. Respeitosamente vândala. Cult, no. 188, ano 17, p. 7-10, 2014
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. 1. Artes do fazer, Ephraim Ferreira Alves (trad.). Petrópolis: Ed. Vozes, 8ª edição, 2002.
JACKS, Nilda et al. Circulação e consumo de telenovela: Passione num cenário multiplataforma. Comunicação, mídia e consumo, Ano 9, volume 8, número 26, p. 191-210, 2012.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo, Aleph, 2008.
MEDOLA, Ana S. D. e CALDAS, Carlos Henrique S. Videoclipe em ambiente de convergência midiática: regimes de sentido e interação. Comunicação, mídia e consumo, Ano 10, volume 10, número 29, p. 121-141, 2013
PEIRCE, C. S. (1931-58). Collected Papers. Vols. 1-6 ed. Hartshorne and Weiss; vols. 7-8 ed. Burks. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
PRIMO, Alex. A cobertura e o debate público sobre os casos Madeleine e Isabella: encadeamento midiático de blogs, Twitter e mídia massiva. Galáxia 16, p. 43-60, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2001.
______. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
______. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SKLAR, Robert. História social do cinema americano. São Paulo: Cultrix, 1978.
SANTINI, Rose Marie e CALVI, Juan C. O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação, mídia e consumo, Ano 10, volume, 10, número 27, p. 159-182, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.