NA DIALÉTICA, O DESLUGAR

A PARIS QUE LIBERTA E APRISIONA EM LE PONT DU NORD

Autores

Palavras-chave:

Deslugar, Dialética hegeliana, Jacques Rivette, Le Pont du Nord, Paisagem urbana

Resumo

O estudo, de natureza especulativa, analisa o filme Le pont du Nord (RIVETTE; 1981) buscando identificar uma estética de deslugar expressa na dialética de liberdade/clausura das imagens de Paris. Parte-se da hipótese de que as formulações sobre deslugar e dialética se interseccionam: enquanto Hegel (1964) indica a contradição como mola propulsora do estado permanente de transitoriedade, a ideia de deslugar, de forma semelhante, se caracteriza por uma relação de ambiguidades e contradições, nem/nem, que resulta em um devir do sujeito (FISCHER, 2010). Propõe-se que, na obra, o possível ponto de encontro entre as teorias é a paisagem da capital francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lago Adams, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (2020) da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, Brasil), no qual foi bolsista da CAPES e CNPq.

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Coordenadora e docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Eikos - Imagem e Experiência Estética (CNPq-PPG CineAv / Unespar).

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2010.

FERREIRA, Fernando G. A dialética hegeliana: uma tentativa de compreensão. Rev. Estudos Legislativos, Porto Alegre, ano 7, n. 7, p. 167-184, 2013. Disponível em: < http://submissoes.al.rs.gov.br/index.php/estudos_legislativos/article/view/112/pdf>. Acesso em: 13 jul. 2019.

FISCHER, Sandra. ‘Pai e filha’, ‘Não por acaso’: cotidiano, lugar e deslugar. Significação: revista de cultura audiovisual, v. 34. São Paulo: Annablume, 2010. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68118>. Acesso em: 13 jul. 2019.

______. “Azuis de Ozu e de Aïnouz: clausura e deslocamento”. In: Fabris, M.; Et al. (Orgs). X Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo, Socine. 2010. Disponível em: <http://www.socine.org.br/livro/X_ESTUDOS_SOCINE_b.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2019.

______. ‘O palhaço’ silencioso, melancólico, ‘Somewhere’, perplexidades: o deslugar no cinema contemporâneo. RUMORES – revista online de comunicação, linguagem e mídias. N. 15, v. 8, jan./jun. 2014.) São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/83571>. Acesso em: 13 jul. 2019.

HEGEL, Georg W. F. The phenomenology of mind. Londres: Allen and Unwin, 1964.

MORREY, Douglas. To describe a labyrinth: dialectics in Jacques Rivette’s film theory and film practice. Film-Philosophy, Vol. 16, ed. 1, p. 30-51, 2012. Disponível em: <https://www.euppublishing.com/doi/pdfplus/10.3366/film.2012.0003>. Acesso em: 13 jul. 2019.

NANCY, Jean-Luc. Hegel: l’inquiétude du négatif. Paris: Hachette, 1997.

SILVA, Acir D.; SANTOS, Eder J. Memória e esquecimento em O Céu de Suely. BOCC: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. Vol. 1, p. 1-13. 2009. Disponível em: < www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-eder-o-ceu.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2019.

TAYLOR, Charles. Hegel. Cambridge: Cambridge University Press, 1975.

WILES, Mary M. Jacques Rivette (Contemporary film directors). Champaign, IL (EUA): University of Illinois Press, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

LAGO ADAMS, Natália; FISCHER, Sandra. NA DIALÉTICA, O DESLUGAR: A PARIS QUE LIBERTA E APRISIONA EM LE PONT DU NORD. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 285–300, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/462. Acesso em: 21 nov. 2024.