Franquias televisivas: Processos de produção, venda e circulação
Palavras-chave:
Mercado de Televisão, Franquias televisivas, FormatosResumo
O artigo aborda questões relativas à produção e venda de franquias televisivas, diferenciando este processo comercial dos demais. Pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com profissionais de emissoras e produtoras da América Latina indicaram que a venda de franquias é mais complexa, caracterizada por mecanismos de proteção ao formato, profissionalização das trocas, maior variedade de gêneros ofertados e de agentes atuantes no mercado internacional.Downloads
Referências
BUSTAMANTE, E. La televisión económica: financiación, estrategias y mercados. 2ª ed. Barcelona: Editorial Gedisa, 2004.
CALABRE, L. No tempo das radionovelas. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Metodista, a. 29, n. 49, p. 65-83, 2007.
CARTILHA – O que é uma franquia? S/l: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2005. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/Arquivos/O%20QUE%20%C3%89%20FRANQUIAFinalVCx.pdf> Acesso em: 25 set. 2012.
DUARTE, E. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
FRAPA Report 2009: TV formats to the world. FRAPA: Cologne, 2009.
GARAYCOCHEA, O. Telenovelas chilenas: panorama de una escritura sometida. I Encuentro Brasil-Chile de Ciencias de la Comunicación. Santiago de Chile: Universidad Catolica de Chile, 2007.
GRIGNAFFINI, G. I generi televisivi. Roma: Carocci,2004.
MARTÍN-BARBERO, J; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Trad.: Jacob Gorender. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.
MORAN, A. ; MALBON, J. Understanding the global TV format. Bristol: Intellect Books, 2006.
MORAN, A. New flows in global TV. Bristol: Intellect Books, 2006.
SALÓ, G. ¿Qué es eso del formato? Como nace y se desarrolla un programa de televisión. Barcelona: Gedisa, 2007.
STRAUBHAAR, J. As múltiplas proximidades das telenovelas e das audiências. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.
SYDENSTRICKER, I. Telenovelas latino-americanas: é tudo sempre a mesma coisa? In: Ensaio Geral, vol. 2, n.3, 2010. p.39-53. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/ensaio_geral/article/view/115/41> . Acesso em 11 dez.2012.
WAISBORD, S. McTV: Understanding the Global Popularity of Television Formats. Television & New Media, 2004.
Entrevistas
BRIGARD, J. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Bogotá: 22 maio 2012
BUSOLI, D. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. São Paulo: 12 jan. 2012
CAMPI, M. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012.
CILLEY, G. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 26 set. 2011
GONZÁLES, C. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. São Paulo: 02 maio 2012
PANTALEÓN, C. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012.
SHAMA, J. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 08 mar. 2012
TEVAH, V. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 12 mar. 2012
WASSERMAN, M. Entrevista concedida a Ana Paula Silva Ladeira Costa. Buenos Aires: 27 set. 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.