Do uso concomitante de dispositivos tecnológicos: a experiência de segunda tela enquanto reconfiguração no modo de assistir tv
Palavras-chave:
Cultura, Segunda Tela, Telejornal, Televisão, Reconfiguração cultural.Resumo
Os modos de assistir TV estão em constante adaptação – tanto em função da apropriação cultural associada ao uso de novas tecnologias quanto da ampliação ao acesso de dispositivos tecnológicos. E mudanças na forma como o público assiste TV promovem variações na produção de conteúdos para acomodar essas adaptações culturais, relacionando outros dois atores sociais do complexo sistema de televisão (emissoras e anunciantes). O artigo aborda a Segunda Tela como um novo modo de ver TV, e apresenta o ambiente de software utilizado durante 2013 pelo Jornal da Cultura como uma alternativa das emissoras para controlar essa nova experiência televisual.Downloads
Referências
BARBOSA, Marialva Carlos. Imaginação televisual e os primórdios da TV no Brasil. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco. História da televisão no Brasil: Do início aos dias de hoje. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p. 15-35.
BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 1997.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura (vol. 1). São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005.
GAWLINSKI, Mark. Interactive television production. Oxford: Focal Press, 2003.
HAGER, Richard. Entrevista concedida a Carlos Eduardo Marquioni (via e-mail). São Paulo/Curitiba, 17 dez. 2013.
IMAGEM JORNAL CULTURA. Disponível em: <http://cmais.com.br/segundatela/jornaldacultura/30-04-2013>. Acesso em: 30 abr. 2013.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. TV digital interativa brasileira: redefinições culturais e inter-ações midiáticas em tempos de migração tecnológica. 2012. 282f. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Quando a TV vai além da sala de estar: por uma análise cultural dos usos de novos dispositivos tecnológicos. GEMInIS: Grupo de estudos sobre mídias interativas em imagem e som (UFSCar), São Carlos, ano 4, n. 1, p. 06 a 19, jan./jun. 2013a.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Convites à interatividade em programas jornalísticos: notas iniciais de pesquisa. In: Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXVI Intercom, 2013, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2013b.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Tecnologias digitais e interatividade na televisão brasileira: evidências de uma reconfiguração em processo nos modos de assistir e produzir programas jornalísticos. Novos Olhares, Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da ECA/USP, Vol. 3 n. 1, São Paulo. jan./jul.2014, no prelo.
PNAD. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Síntese de indicadores 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv65857.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2013.
PRIMO, Alex. Perspectivas interacionistas de comunicação: alguns antecedentes. In: PRIMO, Alex; OLIVEIRA, Ana Claudia de; NASCIMENTO, Geraldo Carlos do; RONSINI, Veneza Mayora. Comunicação e interações: Livro da Compós 2008. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008. p. 9-15.
PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: How Marketers Can Reach and Engage Audiences by Connecting Television to the Web, Social Media, and Mobile. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012.
ROBERTSON, Suzanne; ROBERTSON James. Mastering the requirements process. Boston: Addison-Wesley, 2007.
SEGUNDA TELA. Cmais+ Disponível em: <http://tvcultura.cmais.com.br/jornaldacultura/segunda-tela>. Acesso em: 21 abr. 2013.
COMPUTERWORLD. Vendas de smartphones saltam 99,6% no primeiro semestre no Brasil. Disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/10/03/vendas-de-smartphones-saltam-99-6-no-primeiro-semestre-no-brasil/>. Acesso em: 16 nov. 2013.
WILLIAMS, Raymond. Drama from Ibsen to Brecht. London: Chatto & Windus, [1952, 1968] 1971.
WILLIAMS, Raymond. Towards 2000. London: The Hogarth Press, 1983.
WILLIAMS, Raymond. Culture is ordinary [1958]. In: Resources of Hope: Culture, Democracy, Socialism. p. 3-18. London: Verso, 1989.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.