Merchandising social e os códigos da imagem televisiva: a construção de significados na Telenovela
Palavras-chave:
merchandising social, códigos, televisãoResumo
O objetivo deste artigo é analisar como a imagem televisiva desempenha um papel importante na construção do merchandising social nas telenovelas contemporâneas. Com isso, será utilizada a perspectiva de Martine Joly, fundamentada em Roland Barthes, as discussões proposta pro John Fisk, cujo estudioso ressalta a televisão como um discurso e a abordagem de Stuart Hall sobre codificação e decodificação. Perceber como o merchandising social está presente na imagem televisiva e essa constituída por códigos contribui para aproximar a prática do merchandising social e o público.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. 11 ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
CHION, Michel. Audiovision: Introduccion a un analisis conjunto de la imagen y el sonido(la). Barcelona: Paidós, 1998.
DESIDÉRIO, Plábio Marcos Martins. Telenovela e comportamento social: a questão das drogas em O Clone. 2004. 137f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2004.
FISKE, John. Culture Television. London: Routledge, 1990. p. 1 a 37.
HALL, Stuart. Diáspora: identidades e mediações culturais. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
HAMBURGER, Esther. O Brasil Antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2005.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 12 ed. Campinas: Papirus, 2008.
MACHADO, Arlindo. Arte do vídeo. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
MARTINS-BARBERO, Jesus. Dos Meios a Mediações. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2008.
ORTIZ, Renato. Telenovela: história e produção. Renato Ortiz; Silva Helena Simões Borelli; José Maria Ortiz Ramos. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense,1991.
ROSE, Diana. Análise de imagem em movimento. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.