Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural

Autores/as

  • Gabriela Bezerra Lima UFPE

Palabras clave:

Ativismo digital, Ativismo Preguiçoso, Contrato de Comunicação, Mapa Cultural, Publicidade

Resumen

Este artigo se propõe a elencar os tipos de ativismo digital desenvolvidos por instituições e indivíduos e que estimulam o compartilhamento de suas mensagens nas redes sociais digitais. A partir da classificação dos tipos de ativismo digital (VEGH, 2003), propomos uma subclassificação do ativismo de ‘organização e mobilização’ e das ações de “ativismo preguiçoso” (MOROZOV, 2010) dos internautas. Para exemplificar os tipos de ativismo digital, este artigo observa as ações desenvolvidas na internet pela Fundação SOS Mata Atlântica. Nosso objetivo é analisar como os contratos de comunicação (CHARAUDEAU, 2006) de ativismo digital são percebidos e quais são seus níveis de contestação ao status quo no Mapa Cultural (DOUGLAS, 1998).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-08-06

Cómo citar

BEZERRA LIMA, G. Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 71–96, 2012. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/99. Acesso em: 1 sep. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.