ASTROS:
DESIGN DE LIVRO INFANTIL AUDIOVISUAL ACESSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p68-95Palabras clave:
design, livro audiovisual acessível, literatura infantilResumen
Astros é um livro infantil audiovisual acessível, para crianças entre 8 e 11 anos, com e sem deficiência, desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual, em colaboração com o Planetário José Baptista Pereira da UFRGS e com a equipe Com Acesso Comunicação Acessível UFRGS, com vistas a promover inclusão social por meio da literatura infantil e gerar sensibilização sobre o tema. Adotou-se uma metodologia específica para o desenvolvimento do projeto, buscando compreender o público-alvo e os processos de criação de livros acessíveis. A partir disso, gerou-se alternativas e protótipos, que foram verificados com especialistas para refinamento e conclusão do projeto.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei Federal nº. 13.146. Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 16 de março de 2020.
CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
CARDOSO, Ana Lúcia Sanches, FARIA Moacir Alves. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v6-2016/ARTIGO-ANA-LUCIASANCHES.pdf> Acesso em 5 de setembro de 2020.
CAT, Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.
GIBBONS, Sarah. Design Thinking 101. Nielsen Norman Group. 2016. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/design-thinking/>. Acesso em 4 de Setembro de 2020.
HART, John. The Art of the Storyboard: A filmmaker's introduction. Focal Press: Burlington, 2013, p.3.
LINS, Guto. Livro infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Rosari, 2004.
MAUCH, Carla S. S. (Coord.). Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva. São Paulo: Mais Diferenças, 2016.
MAUCH, Carla S.S. Produção de conteúdos e livros em múltiplos formatos acessíveis para pessoas com deficiência e seus desafios para ampliação da esfera pública. Inc. Soc., Brasília, 2017.
NASCIMENTO, V.; NOGUEIRA, T. C. Tradução Audiovisual e direito à cultura: o caso da comunidade surda. Revista Percursos Linguísticos. Dossiê Tradução e transformação social, v. 9, n. 21. 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/335273239_TRADUCAO_AUDIOVISUAL_E_O_DIREITO_A_CULTURA_O_CASO_DA_COMUNIDADE_SURDA>. Acesso em: 20 fev.2021.
NAVES, S. B. et al. Guia para produções audiovisuais acessíveis. Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. 2015.
NEVES, Josélia. Vozes que se ouvem: Guia de Legendagem para surdos e ensurdecidos. Leiria, 2007.
SIMÕES, André; ATHIAS, Leonardo; BOTELHO, Luanda. Panorama Nacional e Internacional da Produção de indicadores sociais: grupos populacionais específicos e uso do tempo. IBGE. Rio de Janeiro, 2018.
VASCONCELLOS, Sabrina Caires. Contação de histórias como recurso na inclusão social e cultural do surdo. In: ARTEREVISTA, n. 3, jan./jun. 2014, p. 85-98.
VIEIRA, F. N. S. et al. A contação de história como instrumento inclusivo: Contageo e adaptação de livros infantis para deficientes visuais. Diálogos sobre Inclusão 3. Atena Editora: Ponta Grossa, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Bruna da Silva Souza, Eduardo Cardoso, Tiago Coimbra Nogueira, Prof. Me.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .