IQIYI E A TELEVISÃO CHINESA:

UMA REFLEXÃO SOBRE AS PLATAFORMAS DE STREAMING SOB DEMANDA PARA ALÉM DO OCIDENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p151-168

Palabras clave:

Plataformas de vídeo sob demanda, China, iQIYI

Resumen

Embora a China tenha se tornado um país bastante expressivo no campo político-econômico, poucos estudos são realizados no Brasil sobre o país numa perspectiva midiática. Assim, o artigo discute a indústria televisiva chinesa, a partir das recentes transformações causadas pela emergência do ambiente digital. Exploramos o caso da plataforma de vídeo sob demanda iQIYI, um dos maiores representantes do segmento. Ancorado na revisão bibliográfica, visamos contribuir com a desocidentalização dos estudos sobre televisão e sobre plataformas digitais. Concluímos que o Estado é um elemento-chave para se compreender as dinâmicas do mercado de SVOD na China.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayara Araujo, UFF

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia.

Citas

ADORNO, Theodor. The Culture Industry: Selected Essays on Mass Culture, edited by Jay M. Bernstein. London: Routledge, 1991.

ALBUQUERQUE, Danilo. Plataformas de TV online: um estudo de caso do GloboPlay. 2020. 95 f. Dissertação (Departamento de Artes e Comunicação) - Programa de Pós-graduação em Imagem e Som, UFSCAR, São Carlos, 2020.

BAI, Ruoyun. Refashioning chinese television through digital fun. In: SHIMPACH, Shawn (ed.). The Routledge Companion to Global Television. New York & London: Routledge, 2020.

CURRAN, James; PARK, Myung-Jin. De-westernizing Media Studies. New York: Routledge, 2000.

CURTIN, Martin; LI, Yongli. iQiyi: China's internet tigers. In: JOHNSSON, Derek. (org.). From networks to Netflix: a guide to changing channels. New York and London: Routledge, p. 343-353, 2018.

DAVIS, Mark; XIAO, Jian. De-Westernizing Platform studies: History and Logics of Chinese and U.S. Platforms. International Journal of Communication, v. 15, p. 103-122, 2021.

DISSANAYAKE, Wimal. Asian television dramas and Asian theories of communication. Journal of Multicultural Discourses, v. 7, n. 2, p. 191-196, 2012.

GILARDI, Filippo; LAM, Celia; TAN, K Cohen; WHITE, Andrew; CHENG, Shuxin; ZHAO, Yifan. International TV series distribution on chinese digital platforms: Marketing strategies and audience engagement. Global Media and China, v. 3, n. 3, p. 213-230, 2018.

GLUCK, Antje. De Westernization and Decolonization in Media Studies. Oxford Research Encyclopedia of Communication and Critical Studies (Oxford Research Encyclopedias), Oxford: Oxford University Press, 2018.

HONG, Yu. Pivot to Internet Plus: Molding China’s digital economy for economic restructuring? International Journal of Communication, v. 11, p. 1486–1506, 2017.

IWABUCHI, Koichi. Recentering Globalization: Popular Culture and Japanese Transnationalism. London: Duke University Press, 2002.

KEANE, Michael. Creative industries in China: Art, design and media. Cambridge, UK: Polity Press, 2013.

JIN, Dal Yong. The construction of platform imperialism in the globalization era. Triple C, v. 11, n.1, 2013, p. 145-172.

LADEIRA, João. O algoritmo e o fluxo: Netflix, aprendizado de máquina e algoritmos de recomendações. Revista Intexto, n. 47, p. 166-184, 2019.

LIMA, Cecília; MOREIRA, Diego; CALAZANS, Janaína. Netflix e a manutenção dos gêneros televisivos fora do fluxo. Revista Matrizes, v. 9, n. 2, p. 237-236, 2015.

LOBATO, Ramon. Netflix Nations: the geography of digital distribution. New York: New York University Press, 2019.

MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. A empreitada global da Netflix: uma análise das estratégias da empresa em mercados periféricos. Revista Geminis, v. 11, n. 1, p. 4-30, 2020.

MUNGIOLI, Maria Cristina; PENNER, Tomaz; IKEDA, Flávia. Estratégias de streaming de séries brasileiras na plataforma Globo Play no período de 2016 a 2018. Revista Geminis, v. 9, n. 3, p. 52-63, 2018.

PENNER, Tomaz; STRAUBHAAR, Joseph. Títulos originais e licenciados com exclusividade no catálogo brasileiro da Netflix: um mapeamento dos países produtores. Revista MATRIZes, v. 14, n. 1, p. 125-149, 2020.

RAHMAN, Saifur. China’s Foreign Policy and Its Choice for Cultural Soft Power: The Tools. Social Change Review, v. 17 n. 01, p. 1-26, 2019.

SATUF, Ivan. Examinar, prever e prescrever comportamentos: como atuam os algoritmos de engajamento" no Globoplay. Revista Fronteiras, v. 22, n. 3, p. 29-40, 2020.

SCHILLER, Herbert. Communication and Cultural Domination. White Plains, N.Y.: International Arts and Sciences Press, 1976.

_________. Net Yet the Post-Imperialist Era. Critical Studies in Media Communication, v. 8, n. 1, p. 13-28, 1991.

STEINBERG, Marc; LI, Jinying. Introduction: Regional Platform. Asiascape: Digital Asia, n. 4, p. 173-183, 2017.

STRAUBHAAR, Joseph. Beyond Media Imperialism: Asymmetrical Independence and Cultural Proximity. Critical Studies in Mass Communication, v. 8, n. 1, p. 39–70, 1991.

THUSSU, Daya. Media on the move: global flow and contra-flow. Londres: Routledge, 2006.

URBANO, Krystal; ARAUJO, Mayara; MELO, Maria Elizabeth. Orientalismo em tempos de pandemia: discursos sobre a China no jornalismo brasileiro. Revista Rizoma, v. 8, n. 1, p. 106-122, 2020.

WALLERSTEIN, Immanuel. O Universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Editora Boitempo, 2013.

WANG, Shifen; YE, Jiamiao. The profting models of China's online video platforms: a case study of iQIYI. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, v. 517, 2020, p. 585-589.

WANG, Wilfred; LOBATO, Ramon. Chinese video streaming services in the context of global platform studies. Chinese Journal of Communication, v. 0, n. 0, 2019, p. 1-16.

YANG, Jong Hoe. Globalization, nationalism, and regionalization: the case of Korean popular culture. Development and Society, v. 36, n. 2, p. 177-188, 2007.

ZHANG, Xiaoran. From western TV sets to chinese online streaming services: english-language TV series in mainland China. Journal of Audience & Reception, v. 16, n. 2, p. 220-242, 2019.

ZHAO, Yuezhi. Communication, crisis, and global power shifts: an introduction. International Journal of Communication, v. 8, p. 275-300, 2014.

ZHAO, Yuezhi. Communication in China: Political economy, power, and conflict. Lanham: Rowman & Littlefield, 2008.

ZHU, Ying. TV China: Control and Expansion. In: SHIMPACH, Shawn (ed.). The Routledge Companion to Global Television. New York & London: Routledge, 2020.

Publicado

2022-02-16

Cómo citar

ARAUJO, Mayara. IQIYI E A TELEVISÃO CHINESA:: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PLATAFORMAS DE STREAMING SOB DEMANDA PARA ALÉM DO OCIDENTE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 151–168, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p151-168. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/629. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.