CONVERGÊNCIA DIGITAL NO TELEJORNALISMO:

ANÁLISE DO JORNAL NACIONAL NO TWITTER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p169-201

Palabras clave:

Convergência, Twitter, Jornal Nacional

Resumen

Este trabajo analiza cómo Jornal Nacional utiliza Twitter para promocionar su contenido televisivo. El perfil de Twitter del programa fue verificado durante 51 días de 2019, totalizando 685 tweets. El contenido analizado se refiere a las publicaciones interactivas dirigidas a los usuarios de Internet en las redes sociales y el contenido transportado desde la televisión. La investigación se basa en la metodología de Análisis de contenido (CA). Los resultados muestran que la presencia de Jornal Nacional en Twitter es un efecto de la migración de audiencia y que la participación de informativos televisivos en redes sociales fortalece su presencia en distintas pantallas.

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Biografía del autor/a

Marcelli Alves, UFMA

Doutora em Comunicação (Jornalismo e Sociedade) pela Universidade de Brasília, UnB. É professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Imagem e Som (2002 UFMS), Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial (2005,Uniderp ) e Especialização em Gestão de Negócios de IES (Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro). É professora adjunta no programa de pós-graduação em Comunicação, na UFMA de Imperatriz

Thaísa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Mestre em Letras Universidade Federal do Mato Grosso o Sul – Campus de Três Lagoas, Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado, na UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação em Cibercultura (GCiber) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS.

Danielle Carolina dos Santos, UFMA

Graduada em Comunicação Social Jornalismo - UFMA (Bolsista PIBIC CNPQ). Participa do grupo de Pesquisa GCiber.

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Publicado

2022-02-16

Cómo citar

ALVES, M.; BUENO, T.; SANTOS, D. C. dos. CONVERGÊNCIA DIGITAL NO TELEJORNALISMO:: ANÁLISE DO JORNAL NACIONAL NO TWITTER. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 169–201, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p169-201. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/587. Acesso em: 3 jul. 2024.