ANIMAÇÃO AUDIOVISUAL EM GOIÁS
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O MERCADO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p410-433Palabras clave:
Mercado de animação Goiana, Políticas Públicas, Leis de incentivoResumen
Este trabalho investiga as mudanças no mercado de animação no Estado de Goiás a partir dos anos 2000. Parte-se da hipótese que, neste período, a profusão de leis de incentivo regionais e nacionais, o surgimento de softwares de edição, o barateamento dos equipamentos de produção e o surgimento de cursos profissionalizantes permitiram o aumento do número de produções audiovisuais em animação nesta região. Dentro desse contexto de um mercado em expansão, com agentes atuando internacionalmente, e diante da ausência de pesquisas que observem este mercado regional de animação, realizou-se uma pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas em profundidade com profissionais do setor, levantamento de dados de mercado e revisão bibliográfica.
Descargas
Citas
DANCYNGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática, Rio de Janeiro, Elsevier, 2003
FONSECA, Rodrigo. Anima Mundi flerta com talento de Goiânia. Estadão, 20 jul.2018. Disponível em <https://cultura.estadao.com.br/blogs/p-de-pop/anima-mundi-flerta-com-talento-de-goiania/> Acesso em 23 de outubro de 2019.
GATTI JÚNIOR, Willian. GONÇALVES, Marilson Alves. BARBOSA, Ana Paula Franco Paes Leme. Um estudo exploratório sobre a indústria brasileira de animação para a TV. In: REad, ed. 78, nº2, mai/ago. 2014. P. 461- 495. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/read/article/view/38250/30519> . Acesso em
LIMA, Heverton Souza. A Lei da TV Paga: o impacto no mercado audiovisual. [Dissertação de mestrado]. São Paulo: USP, 2015.
LOPES, Denise. Avanços, retrocessos e estagnações: um balanço da lei 12.485. In Revista Eptic, Vol. 17, nº 2, maio/agosto 2015. P. 39-56.
MAPEAMENTO da animação no Brasil. Anima Mundi: S/d. Disponível em: <http://mapeamentoanimacao.com.br/ >. Acesso em 14 ago. 2021.
MAPEAMENTO e impacto econômico do setor audiovisual no Brasil: 2016: São Paulo: APRO/SEBRAE, 2017. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/b09ddeb1b21ee94db5de582a7f813eb4/$File/7471.pdf> Acesso em 01 ago. 2018.
MORENO Antônio: A experiência brasileira no cinema de animação. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1978.
NESTERIUK, Sérgio. Dramaturgia de série de animação. São Paulo: Sérgio Nesteriuk, 2011
PAIXÃO JR, Márcio. MMarte ataca! Uma breve história da escola goiana de desenho animado e da MMarte Produções. In: LEITE, Sávio (org.). Maldita animação brasileira. Belo Horizonte: Favela é isso aí, 2015.
PAULINO, Fernando Oliveira e SOARES, Danilo César. Ecoando vozes: o serviço de acesso condicionado e o impacto na exibição de longas-metragens nacionais. In: INTERCOM Junior – Audiovisual XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste, 2016
SILVA, Túlio Henrique Queiroz e. Cinema em Goiás: Quando tudo começou... (1960-1970). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em História: UFG, 2018.
Entrevistas:
ARAÚJO, Guilherme. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 16 de out. 2019. 1 arquivo. mp3.
ARAÚJO, Iuri. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 16 de out. 2019. 1 arquivo. mp3.
DERETTI, Márcia. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 08 jul. 2019. 1 arquivo. mp3.
MACHADO, André. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 10 set. 2019. 1 arquivo. mp3.
NERI, Euclides Oliveira Neto. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 30 out. 2019. 1 arquivo. mp3.
MUNIZ, Martins. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 28 mar. 2019. 1 arquivo. mp3.
OEVEN, Dustan. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 28 mar. 2019. 1 arquivo. mp3.
PETRILLO, Gino. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 06 nov. 2019. 1 arquivo. mp3.
PODESTÁ, Ricardo. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 23 out. 2019. 1 arquivo. mp3.
RASSI, Érico. [Entrevista cedida a] Paulo Coelho Nunes. 05 set. 2019. 1 arquivo. mp3.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .