HERÓIS DE MÁSCARAS NO SISTEMA DE SAÚDE DO BRASIL:
A EXPERIÊNCIA DA PANDEMIA EM SOB PRESSÃO: PLANTÃO COVID
Palabras clave:
pandemia, Sob Pressão, poética comunicacionalResumen
Temos por objetivo analisar como a temporada especial da série Sob Pressão: Plantão Covid potencializou uma dimensão local da experiência de um acontecimento global. Para isso, utilizamos a poética comunicacional (ROCHA, 2020) como desenho metodológico que combina a televisualidade com a hermenêutica da narrativa para explorar obras de ficção seriada televisiva. Nos concentramos na protagonista e entendemos que a série, com o foco narrativo na figura da heroína, mescla dramas pessoais e públicos, potencializa a experiência de como é ser um médico atuando em uma pandemia e põe à mostra as especificidades do sistema de saúde brasileiro.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Mariana. Experiências modernas de tempo na ficção seriada televisiva latino-americana: apontamentos iniciais a partir da minissérie Dois Irmãos. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, Belém, 2019.
ALMEIDA, Mariana. Reconhecimento e experiência narrativa em ficção seriada televisiva: pistas de análise a partir do Projeto Quadrante. Anais do XXIX Encontro Anual da Compós. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2020.
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017.
BROOKS, Peter. The melodramatic imagination. New Haver: Yale University Press, 1995.
BUTLER, J. Television Style. New York: Routledge, 2010.
CAPELLO, Giancarlo. El melodrama como pulso esencial. Una mirada desde la narrativa serial. Comunicación y Sociedad, e7491, 2020.
HERLINGHAUS, Hermann. La imaginación melodramática: rasgos intermediales y heterógenos de uma categoría precaria. In: HERLINGHAUS, H. (Editor). Narraciones anacrónicas de la Modernidad: melodrama e intermedialidad em América Latina. Santiago: Ed. Cuarto Próprio, 2002.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, v. 8, n. 12. Uberlândia, 2006, p. 97-115.
LOPES, Maria Immacolata V. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, ano 3, n. 1. São Paulo, 2009, p. 21-47.
LOPES, M. I. V.; LEMOS, M. P. Brasil: tempo de streaming brasileiro. In: LOPES, M. I. V.; GÓMEZ, G. O. (Orgs). O melodrama em tempos de streaming. Porto Alegre: Sulina, 2020.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Ed. UFRJ, 6ª ed. Rio de Janeiro, 2009, p. 163-170, 305-309.
MARTÍN-BARBERO, J.; MUÑOZ, S. Televisión y melodrama. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992.
MARTÍN-BARBERO, J.; HERLINGHAUS, H. (Eds). Contemporaneidad Latinoamericana y Análisis Cultural. Conversaciones al Encuentro de Walter Benjamin. Madrid: Iberoamericana; Frankfurt: Vervuert, 2000.
MITCHELL, W.J.T. Teoría de la imagen: ensayos sobre representación verbal y visual. Madrid: Ediciones Akal, S.A., 2009.
MITCHELL, W.J.T. No existen medios audiovisuales. In Brea, J. L. (Ed.). Estudios Visuales: La epistemologia de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Akal Estudios Visuales, 2005.
MITCHELL, W.J.T. Mostrando el ver: una crítica de la cultura visual. Estudios visuales, 2003.
MITTELL, Jason. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York/London: NYU, 2015.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa 3. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
ROCHA, S. M. Aruanas e a poética televisual na era do streaming. Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2020.
ROCHA, S. M. A experiência televisiva entre a magia do ver e mágica da imagem: uma análise do tema da violência contra a mulher em O outro lado do paraíso. Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós. Pontifícia Universidade Católica. Porto Alegre, 2019.
ROCHA, S. M.; SILVEIRA, L. L. Gênero televisivo como mediação: possibilidades metodológicas para análise cultural da televisão. Revista E-Compós, v. 15, n. 1. Brasília, 2012.
SÉRVIO, Pablo P. P. O que estudam os estudos da cultura visual? Revista Digital do LAV, vol. 7, n. 02. Santa Maria, 2014, p. 196-215.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .