APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO PUBLICITÁRIA DE NEYMAR NO COMERCIAL “UM NOVO HOMEM TODO DIA”

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DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p202-221

Palabras clave:

Publicidade, denotação, conotação, Neymar, Gillette

Resumen

Após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2018, Neymar e a marca Gillette publicizaram o comercial “Um novo homem todo dia”, onde o atleta rebate críticas sobre suas atitudes. O jogador admitiu, em alguns pontos da peça publicitária, que exagerou em certos comportamentos, mas, na maior parte do tempo, tentou mostrar suas dores e lutas da vida de atleta. Com base nesse cenário, este trabalho estabeleceu como objetivo analisar como se apresenta, do ponto de vista imagético, a construção do jogador no referido comercial. Utilizando-se da Retórica da Imagem de Barthes (1964), elencaram-se os keyframes “A queda: dor e sofrimento em campo”, “Apenas um menino” e “O renascimento: um novo homem”, que buscam, entre outros pontos, humanizar o atleta Neymar, demonstrando que, apesar dos percalços, o jogador aprendeu com seus equívocos e, agora, é um novo homem.

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Biografía del autor/a

Mauricio Barth, Drnd., Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Gustavo Roese Sanfelice, Dr., Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação, mestre em Ciências do Movimento Humano e bacharel em Educação Física. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Membro do comitê científico do grupo de trabalho Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (desde 2003). 

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Publicado

2022-02-16

Cómo citar

BARTH, Mauricio; SANFELICE, Gustavo Roese. APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO PUBLICITÁRIA DE NEYMAR NO COMERCIAL “UM NOVO HOMEM TODO DIA”. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 202–221, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p202-221. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/543. Acesso em: 14 nov. 2024.