FATORES DE MEDICALIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS

UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE SAÚDE NA CAMPANHA #AGEEMMINUTOS DO ANALGÉSICO ANADOR

Autores/as

Palabras clave:

ética publicitária, publicidade expandida, medicalização da sociedade

Resumen

Mediante discussões sobre medicalização da sociedade, normatização da publicidade de medicamentos e subjetividades contemporâneas, investigou-se elementos medicalizadores na campanha “Age em minutos” (2016) do fármaco Anador. Foram analisados quatro (4) publiposts de influenciadores digitais e celebridades postados em seus perfis pessoais do Instagram. Os cenários de “publicidade expandida” (BURROWES, 2017) ou dissimulada e de associação a líderes de opinião envolvendo produtos de risco como medicamentos são algumas justificativas para tal recorte. Como principais resultados, observou-se a forte presença de simbologias emocionais ligadas à felicidade cotidiana e a um “sentimento de urgência” (BAUMAN, 2008) que podem funcionar como elementos de medicalização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Graduação em Comunicação Social e Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pesquisadora com ênfase em Mídia, Consumo e Ética. Coordena o grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo e o projeto de extensão Contatos: diálogos sobre Mídia, Consumo e Ética. Autora, junto a colaboradores do ESC, dos livros "Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo" (2017) e “A dissimulação da sociedade de consumo: um olhar crítico sobre estratégias de persuasão indireta no marketing” (2020, no prelo; organização também de Patrícia Burrowes).

Mirian Aranha Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal Fluminense. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano, com a Dissertação "Publicidade de medicamentos e automedicação: Produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea". Integra o grupo de pesquisa ESC – Ética na Sociedade de Consumo.  

Citas

ABRAFARMA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REDES DE FARMÁCIAS E DROGARIAS. Abrafarma em números. 2016. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/03661a_fb59a67aa92b42bbb2651f71c99762f0.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. O que devemos saber sobre medicamentos. 2010. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/2501339/O+que+devemos+saber+sobre+medicamentos/f462f5a1-53b1-4247-9116-a6bcd59cae6c. Acesso em: 31 ago. 2020

______________. Resolução - RDC Nº 96. 17 dez. 2008. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/propaganda/rdc/rdc_96_2008_consolidada.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora 70, 1977.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRAGAGLIA, Ana Paula; BASTOS, Lucas Lopes Albuquerque; ALVES, Phillipe Rabelo. Publicidade e Medicamentos. In: BRAGAGLIA, Ana Paula (org.). Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.

BRASIL. Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Diário Oficial da União., Poder Executivo, Brasília, DF, 17 dez. 1973. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5991.htm. Acesso em: 15 set. 2020.

BURROWES. Observatorio de Publicidad Expandida: Una experiencia con talleres de alfabetización en publicidad en Rio de Janeiro, Brasil. In: Mediaciones. Bogotá, Colombia, MD Uniminuto, n. 18, p. 28-38, jan./jun. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6548232. Acesso em: 24 jul. 2020.

BURROWES, P ; RETT, L. 2016. Obs. - Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade, Revista Comum, Rio de Janeiro, FACHA, v. 17, p. 342-355. Disponível em: http://www.facha.edu.br/pdf/Comum39.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

BUENO, E.; TAITELBAUM, P. Vendendo Saúde. Brasília: ANVISA, 2008.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: Mojoara Editorial, 200 p, 2007.

CONAR – CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. 1980. Disponível em: < http://www.conar.org.br>. Acesso em: junho de 2017.

CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Estatísticas. 2017. Disponível em: < http://www.conar.org.br>. Acesso em: janeiro de 2019.

CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Estatísticas. 2018. Disponível em: < http://www.conar.org.br>. Acesso em: janeiro de 2019.

ESTADÃO CONTEÚDO. Influenciadores dão 'jeitinho' após fim da contagem de curtidas no Instagram. Época Negócios, 21 jul. 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/epoca-negocios-influenciadores-dao-jeitinho-apos-fim-da-contagem-de-curtidas-no-instagram.html. Acesso em: 18 set. 2020.

LEMOS, Raul. Pensei que hoje ficaria bem longe da cozinha. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 14 jul. 2016. Instagram: @raul_lemos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BH2y6YABuyp/?tagged=ageemminutos. Acesso em 9 set. 2020.

ILLICH, I. A Expropriação da Saúde: nêmeses da medicina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1975.

JOHNSON, G. A. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

KANTAR IBOPE MEDIA. Investimento publicitário por setor econômico em 2014. 11 mar. 2015. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/setores-economicos-2014/. Acesso em: jun. 2020.

LEÃO, Maristela. Conheça os 7 tipos de influenciadores digitais e descubra qual se encaixa mais na sua estratégia. Rock Content, 16 abr 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tipos-de-influenciadores/. Acesso em 05 ago 2020.

LEFÈVRE, F. O medicamento como mercadoria simbólica. São Paulo: Cortez, 1991.

NASCIMENTO, Á. C.; SAYD, J. D. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado: isto é regulação? Physis. Rio de Janeiro, vol.15, n.2, pp. 305-328, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em janeiro de 2019.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. 2020. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html. Acesso em: 10 ago. 2020.

MATOS, Renata. O que é marketing de influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital? Rock Content, 23 ago. 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/. Acesso em 17 set. 2020.

MEIO & MENSAGEM. Marketing, 29 set. 2017. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/09/29/conar-notifica-bruna-marquezine-pela-segunda-vez.html . Acesso em: 10.09.20.

MEIRELLES, Maurício. Aí tu acorda e tá com uma rave dentro da tua cabeça. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 14 jul. 2016. Instagram: @maumeirelles. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BH2B0tuhFsE/?tagged=ageemminutos. Acesso em 9 set. 2020.

SATO, M. K. de S. A propaganda e a publicidade de medicamentos e a informação ao consumidor. Revista de Direito Sanitário. São Paulo: vl.3, n.3, pp.89-115, nov. 2002.

SOUZA, Fernanda. Deixar de malhar por causa de uma dor de cabeça? Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 9 jun. 2016. Instagram: @fernandasouzaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BGcwlJ8hfmX/?tagged=ageemminutos. Acesso em: 9 set. 2020.

TRÍPOLI, Mariana; RODEMBUSCH, Rodrigo. A publicidade paga no Instagram: um estudo das postagens da influenciadora digital Thaynara OG. In: XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos… Porto Alegre: Centro Universitário Ritter dos Reis, 2019. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-1026-1.pdf. Acesso em 11 jun 2020.

Publicado

2020-12-21

Cómo citar

BRAGAGLIA, Ana Paula; ARANHA SAMPAIO, Mirian. FATORES DE MEDICALIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE SAÚDE NA CAMPANHA #AGEEMMINUTOS DO ANALGÉSICO ANADOR. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 123–148, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/539. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.