Quests em World Of Warcraft como estrutura narrativa seriada

Autores/as

  • Jônatas Kerr de Oliveira UFSCar
  • João Massarolo UFSCar

Palabras clave:

Quests, Narrativa Seriada, Jogos Eletrônicos.

Resumen

Assumindo que as quests em World of Warcraft funcionam como uma estrutura narrativa dentro do jogo, busca-se verificar se esta estrutura apresenta características que possam caracterizá-la como uma narrativa seriada. Para tal, é feita uma análise das principais características da narrativa seriada televisiva, assim como da estrutura de quests, para verificar a viabilidade de tal aproximação. Sendo a estrutura narrativa de quests em MMORPGs uma estrutura narrativa seriada, abre-se um grande leque de possibilidades, tanto para as análises teóricas dos videogames, utilizando o ferramental adaptado, como para os game designers utilizarem este referencial para acrescer detalhes aos mundos ficcionais criados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jônatas Kerr de Oliveira, UFSCar

Foi professor substituto do Depto. de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. Mestre em Imagem e Som pelo PPGIS - UFSCar.

João Massarolo, UFSCar

Cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema e Audiovisual pela USP. É professor associado do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, desde 1992 e, atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Mídias Interativas em Imagem e Som.

Citas

ALLEN, Robert. Introduction. In: To Be Continued… Soap operas around the world.

ALLEN, Robert (Org.). London: Routledge, 1995. pp. 1-26.

ALLRATH, G.; GYMNICH, M.;SURKAMP, C. Introduction: Towards a Narratology of TV Series. In: ALLRATH, Gaby; GYMNICH, Marion. Narrative Strategies in Television Series. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan, 2005. pp. 1-46p.

COSTIKYAN, G. Games, storytelling, and breaking the string. In: HARRIGAN, P.; WARDRIP-FRUIN, N. (Org.). Second person: Roleplaying and Story in Playable Media. Cambridge: MIT Press, 2007. Disponível em: <http://www.electronicbookreview.com/thread/firstperson/storyish>. Acesso em 25 set. 2009.

FURTADO, Filipe. Cliff-hanger. E-Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia, 2009. Disponível em: <http://www.fcsh.unl.pt/edtl>. Acesso em 25 set. 2009.

HAGEDORN, Roger. Doubtless to be continued: A brief history of serial narrative. In: ALLEN, Robert (Org.). To Be Continued… Soap operas around the world. London: Routledge, 1995. pp. 27-48.

HERMAN, David. Basic Elements of Narrative. Wiley-Blackwell: Oxford, 2009.

JENKINS, Henry. Game Design as Narrative Architecture. In Pat Harrington and Noah Frup-Waldrop (Eds.) First Person. Cambridge: MIT Press, 2002. Disponível em: <http://web.mit.edu/cms/People/henry3/games&narrative.html>. Acesso em 18 set. 2009.

KRZYWINSKA, Tanya. Arachne Challenges Minerva: The Spinning Out of Long Narrative in World of Warcraft and Buffy the Vampire Slayer. 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/2438/1058>. Acesso em 28 jan. 2010

MATEAS, Michael. Interaction and Agency. 2003. Disponível em: <http://grandtextauto.org/2003/08/06/interaction-and-agency/#comments>. Acesso em 28 jan. 2010

NITSCHE, Michael. Video Game Spaces. Image, Play, and Structure in 3D Worlds. Cambridge: MIT Press. 2008.

Cómo citar

KERR DE OLIVEIRA, J.; MASSAROLO, J. Quests em World Of Warcraft como estrutura narrativa seriada. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 6–30, 2010. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/5. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.